fbpx

10 dicas de como decorar com obras de arte

Tudo o que você precisa saber sobre decorar ambientes com obras de arte

Decoração com obras de arte podem ser feitas de diversas formas e em diversos ambientes, então é normal que nesse processo você tenha dúvidas sobre como decorar com obras de arte.

Pensando nisso, a Artluv criou esse post com 10 dicas de como decorar com arte. Dessa forma, quando for decorar sua casa, apartamento, escritório e cômodos específicos, sempre saiba o que fazer, ou tenha em mãos os conteúdo certos!

Ah, na dica 10 você irá encontrar um presente incrível que a Artluv criou exclusivamente para você!

Vamos lá…

1..Seja criativo

Quando falamos em obras de arte não podemos pensar só em quadros de pintura à óleo.

Existem uma infinidade de objetos que podem ser inseridos na decoração como esculturas, fotografias, elementos e é claro quadros dos mais diversos tipos de pintura.

O importante é que você valorize todas as opções e escolha a que melhor se encaixa no ambiente.

Portanto, saia da caixinha, de espaço para sua criatividade e descubra novas formas de decorar.

2. Medida ideal

 

Antes mesmo de comprar uma obra é necessário pré-estabelecer uma medida para ela.

São tantos tamanhos diferentes das obras que é possível ficar confuso e acabar fazendo a escolha errada.

Pense em todo o ambiente que a obra vai estar, tamanho da parede, mobília ao redor, faça até moldes, assim você consegue além de definir o tamanho, definir o estilo da sua próxima obra com mais facilidade.

3. Posicionamento das obras

 

Para uma fácil visualização da obra é preciso que ela esteja posicionada na altura dos olhos, ou seja, em torno de 1,60m do chão.

Além de respeitar essa medida, quando for pendurar obras em paredes que estejam atrás de sofá, é recomendado que a obra fique 25 cm acima do topo do sofá. Em escrivaninhas e aparadores, a medida respeitada é de 20 cm acima desses móveis.

Experimente padronizar essas medidas quando for posicionar suas obras e veja como irá facilitar a valorização de todos os objetos no ambiente e evitar que as pessoas esbarrem em suas obras quando estiverem no sofá ou utilizando a escrivaninha.

4. Iluminação

 

Para que suas obras de arte não fiquem esquecidas ou sejam até confundidas com a parede é necessário que elas estejam devidamente iluminadas.

Quando for pendurar sua obra pense na iluminação do ambiente, tendo atenção ao tipo de lâmpada – que se for quente irá estragar a pintura à óleo.

Além disso, a iluminação pode ser complementada com uma luz direta como as spotlights e arandelas, frisando ainda mais a importância da obra no ambiente.

5. Moldura

 

Esqueça aquela velha história de que a moldura tem que combinar com a mobília!

A escolha pode ser bem variada, pois existem muitas opções de molduras e até quadros e obras que não precisam ser emoldurados.

Volte novamente a pensar em todo o contexto do lugar que você quer decorar e decida se na sua composição você prefere obras com molduras iguais para dar um estilo mais clean ou se você prefere obras sem molduras ou com molduras diferentes para criar uma textura maior na decoração.

Essa é sua hora de inovar!

6. Importância

 

As obras de arte de mais importância, como obras de artistas renomados e que tenham uma personalidade mais forte, devem ser expostas na sala principal ou hall de entrada causando um grande impacto logo de cara.

Além disso, as obras menores devem ser agrupadas em uma parede só sendo posicionadas a partir da obra definida como central.

7. Decorando a sala principal

 

Muitas vezes a sala de estar é o cômodo principal da casa, no qual você recebe muitas visitas, por isso ter obras de arte na decoração personaliza e complementa o ambiente.

Então, nada melhor do que refletir a sua personalidade expressando seus gostos e interesses através de suas artes.

Fique à vontade para colocar quadros de lugares que gosta, artistas e cantores favoritos!

8. Cuidados com as obras

 

Assim como qualquer outro objeto, as obras de arte exigem cuidados para sua preservação.

Evitar a exposição de quadros ao sol previne rachaduras, ressecamentos e manchas que podem ser irreversíveis.

Não utilize produtos de limpeza ou água para limpar suas obras. A melhor forma de limpá-las é utilizando um pano seco e macio apenas para tirar o pó.

Verifique se o local onde permanece a obra não está mofado ou com infiltração, pois pode danificar sua obra e você nem vai perceber o que foi.

No deslocamento de suas obras tenha cuidado, embale-as bem deixando protegida de qualquer impacto e bem posicionadas nas caixas.

Esteja sempre atento e permita que suas obra tenha uma vida longa, quem sabe ela não pode ser valorizada futuramente?!

9. Investimentos

 

Investir em obras de arte pode render ótimos ganhos, mesmo que você queira adquiri-las apenas para decorar um ambiente pessoal.

Mas lembre-se que se o assunto é decorar, você precisa comprar obras que te agradam e pensar na opção vender só quando for a hora.

Garanta a documentação necessária como forma de segurança de autenticidade. Além disso, não esqueça de declarar suas obras no Imposto de Renda se quiser vender, doar ou transmiti-las a alguém.

Por fim, se quiser doá-las a museus ou galerias faça um planejamento para estabelecer uma série de condições de como as obras devem ficar expostas, como deve ser feito o cuidado, entre outras questões.

O importante é ter tudo documentado e dentro da lei para que esse tipo de investimento possa vir a ser lucrativo e próspero.

10. Consulte sempre que precisar

Agora que você já esclareceu muitas dúvidas como o nosso post sobre decorar com obras de arte, o que acha de se tornar um expert?

Para isso, disponibilizamos para você de forma gratuita um ebook exclusivo e interativo feito pela Artluv sobre Decorar com Arte – Como escolher a obra de arte perfeita para decorar qualquer ambiente.

Nele você vai ter essas dicas mais aprofundadas e muitas outras informações valiosas para que você aprenda tudo sobre decoração com obras de arte.

O mais legal é que esse ebook pode ser usado como um manual para consultar sempre que precisar, pois vamos te enviar por e-mail o link para você baixar e deixar salvo nos seus documentos.

Quer saber como baixar?

Basta acessar o botão abaixo, colocar seu nome e email e pronto! Já é seu!

E ai? me conta o que achou do conteúdo aqui nos comentários!

Até o próximo post #artlovers !!!

Autora: Talita Ignacio Siqueira

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário