fbpx

10 museus ao redor do mundo para visitar virtualmente

Diante da atual situação global, estamos vivendo uma pandemia do coronavírus. Por isso, museus e galerias de arte estão fechando as portas para evitar que o vírus se espalhe para mais pessoas. 

Apesar disso, a internet está sendo uma ótima forma de matar a saudade das suas obras de arte favoritas, saber mais sobre suas histórias e conhecer várias curiosidades. Tudo isso sem sair de casa, que é a recomendação mais segura segundo os médicos especialistas.

Contudo, veja o que você pode fazer para continuar consumindo arte através da tecnologia, sua grande aliada na hora de para visitar museus do mundo todo virtualmente de forma confortável e consciente.

Quarentena para Amantes de Arte

Amantes de arte sempre que podem visitam museus, galerias e exposições. Mas agora que estão fechadas por período indeterminado é hora de usar a criatividade e imaginação para, de casa, ainda continuar fazendo algo que é tão importante em suas vidas. 

Utilizando a internet, em pouco minutos qualquer pessoa pode navegar desde Galerias Online como a da Artluv, como visitar virtualmente os grandes museus ao redor do mundo e, que por conta do COVID-19 estão com as portas fechadas por data indeterminada.

Portanto, com a ajuda da internet a Artluv criou uma lista de 10 museus do mundo que disponibilizam tours virtuais no qual é possível conhecer tudo sobre as obras, as histórias delas e suas curiosidades:

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Considerado um dos maiores museus do mundo, por expor obras de arte de grandes artistas como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e obras de Michelangelo, o Louvre também oferece visitas online e gratuitas para algumas suas exposições mais importantes. O tour está disponível no próprio site do museu com imagens disponíveis em 360 graus e informações adicionais com apenas um clique.

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Localizado em Amsterdã, o Museu Van Gogh é o museu mais visitado da Holanda. Atualmente o museu expõe mais de 200 obras de arte de Van Gogh e de vários outros artísticas contemporâneos. Para quem tem interesse em conhecer o museu e suas obras é possível fazer uma tour virtual em 360 graus que contém muitas informações e detalhes curiosos sobre todas as obras expostas. 

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Fundado em 1996, o Museu Nacional da História da Mulher foi criado com o objetivo de exibir as contribuições das mulheres para a vida social. Por isso, em seu site é possível encontrar diversos conteúdos e exposições criteriosamente selecionados pela curadoria para falar sobre a mulher na sociedade.

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Quer ver o teto pintado por Michelangelo na Capela Sistina? Nesse tour pelos Museus do Vaticano você consegue ver essa e muitas outras obras através de imagens disponíveis em 360 graus. 

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Desde sua arquitetura, criada por Guggenheim, até suas obras de arte de valor inestimável o Museu de Solomon é por si só uma grandiosíssima obra de arte. E o melhor é que suas algumas de suas coleções estão disponíveis online. Dessa forma, as obras de Pablo Picasso, Jeff Koons, Piet Mondrian e muitas outras podem ser vistas pela tela com computador com detalhes que não é possível ver a olho nú.

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Localizado em Washington DC, o Museu Nacional de História Natural é um dos mais visitados do mundo por oferecer uma visão de seus maravilhosos tesouros. Todas as exposições do museu podem ser vistas em um tour online que vai desde o Salão do Mamíferos, passa pelo Zoológico de Insetos e Dinossauros até chegar no Salão de Paleobiologia, tudo isso disponível em 360 graus.

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Com mais de 2 milhões de obras de arte o Museu Metropolitano de Arte, localizado em Nova York, possui uma coleção online e visitas virtuais em algumas de suas obras mais importantes. Ou seja, você não precisa ir muito longe para ver obras de artistas renomados como Vincent van Gogh e Giotto di Bondone, basta fazer uma tour no site para ficar sabendo de tudo sobre a obra.

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Fundado em 1753, em Londres o Museu Britânico reúne mais de 8 milhões de obras de arte, sendo que algumas de suas peças estão disponíveis para serem visualizadas online, com informações sobre o ano em que foram encontradas, o período, o nome da pessoa que a peça foi comprada entre outros detalhes, tudo isso, disponível em seu acervo virtual.

(Imagem reprodução via: Wikipédia)

Dedicado completamente à obra de arte de Salvador Dalí, o Museu-Teatro Dalí que está localizado na cidade de Figueres, na Catalunha, Espanha, oferece diversos passeios virtuais pelos jardins e quartos em torno de todas as épocas da vida e da carreira de Dalí.

(Imagem reprodução via: Google Arte e Cultura)

Com a ferramenta Google Arte e Cultura é possível visitar mais de 500 museus ao redor do mundo em uma tour virtual, sem precisar comprar ingressos ou enfrentar filas.

No site, é possível visitar em poucos cliques e ver as obras disponíveis no MoMa, The Museum of Modern Art (Nova Iorque) e depois ir direto visitar o Taj Mahal na Índia, ou até mesmo ver as obras de arte de Van Gogh que estão no museu de Amsterdã. 

Prevenção e cuidados para todos

Por conta dessa situação de pandemia do coronavírus, as ações mais conscientes e recomendadas pelos médicos e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são as de higiene e evitar contato com outras pessoas. 

Por isso, lavar as mãos da forma correta, utilizar álcool em gel, não ficar em locais aglomerados e evitar ao máximo sair de casa, são ações essenciais tanto para não ser contaminado, quanto para não passar para as outras pessoas caso esteja com o vírus.

Conheça museus do mundo todo através de visitas virtuais

(Imagem reprodução via: Artes Depressão)

Além disso, escolas, faculdades, comércios, teatros, museus e casas de shows estão fechando suas portas temporariamente para evitar que a doença se espalhe ainda mais.

Entretanto, esse novo estilo de vida que está sendo seguido por brasileiros e pela maioria dos países que estão com muitos casos da doença, vem dando oportunidade para novas formas de viver e a internet é um grande aliado. 

As empresas podem aderir ao home office para que o trabalho não pare e para que seus funcionários não contraiam a doença. 

10 museus ao redor do mundo para visitar virtualmente

As escolas e faculdades podem utilizar ferramentas na internet para passar lições de casa e até se comunicarem com os alunos. 

Aplicativos de entrega podem ser a solução para evitar ir ao supermercado, farmácia e pedir outras coisas necessárias.

Contudo, sabemos que ver um museu pelo computador, trabalhar ou estudar remotamente não substituem a experiência de estar no lugar e interagir com as pessoas, mas em tempos como esse é necessário para o bem de todos.

Então, a empatia deve ser colocada em prática e as orientações devem ser seguidas a risca para que possamos evitar maiores consequências e para que em breve possamos circular livremente pelas ruas e visitar nossos lugares favoritos.

Veja mais:

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário