fbpx

1Minute For Art com Janaína Ruthes

Janaína-Ruthes-JPG

Janaína Ruthes é arquiteta por formação, mas artista desde berço. Atuando em seu ateliê, desenvolve projetos e obras onde une técnica (conferida com a faculdade exata) a harmonia e beleza subjetivas da arte.

Acesse a Galeria da Artista Janaína Ruthes

A arte da bailarina I

Não Sei, Não Vi

Rosto II

Janaína realizou a primeira exposição individual com 16 anos, ingressando assim ao meio artístico e desde então não parou, sua dedicação e amor pela arte só aumentam. O sentimento é refletido em suas obras: amor, dúvidas, questionamentos… e nos fazem refletir.
A aquarela é sua técnica preferida, embora utilize outras que se completam, enriquecendo o trabalho.

1Minute For Art com Janaína Ruthes

1 – Fale um pouco sobre quando você decidiu viver de arte e quais foram os desafios neste período.
R: Decidi viver de arte a uns 5 anos, um período muito turbulento emocionalmente, já estava infeliz com minha profissão de arquiteta e foi então que me permiti essa transição. O maior desafio primeiro foi entender o que estava acontecendo internamente em mim, depois, reconhecimento do mercado.

Outro Lado

O que tem no coração?

2 – Nestes desafios, compartilhe uma qualidade sua que fez com que você chegasse até aqui e quais são as habilidades fundamentais no seu ponto de vista para o artista de hoje. 
R: Uma qualidade que sem dúvida todo artista precisa é a persistência. Muitas vezes pensei em desistir, aí entra em jogo a autoconfiança e a fé em Deus, que tudo provê e te capacita para seu propósito.

3 – Como você tem desenvolvido a identidade do seu trabalho e quais são suas influências para o desenvolvimento dessa linguagem? 
R: Sou intensa em tudo que faço, se é uma aquarela, gosto bem manchada, se é um acrílico, cores firmes e pinceladas certeiras. Mas sempre com emoção, minhas obras tem um reflexo muito grande do meu momento interior.  Gosto muito da Agnes Cecil.

A arte da Bailarina II

4 – Como a pandemia tem afetado o seu processo criativo e o que você fez ou está fazendo para lidar com isso? 
R: Como ainda estou em casa, tenho dois filhos, fica mais difícil de ter um tempo sozinha pra pintar e criar. O que consigo são intervalos, os quais aproveito com muita intensidade, as vezes tanta, que chego a travar – o que vou fazer primeiro? Mas então, entra em cena uma respiração profunda, uma meditação e mãos na massa.

5 – Qual a sua visão para o SEU futuro artístico no Brasil? 
R: Penso que as pessoas estão se conectando cada vez mais com uma energia divina e que a arte é uma ferramenta para isso. Então eu me imagino pintando cada vez mais e ajudando as pessoas a se encontrarem com seus sentimentos.

6 – Qual a sua visão para o futuro da arte no Brasil?

R: Imagino pessoas mais receptivas para a arte, uma valorização maior e consequentemente uma evolução cultural/espiritual exponencializada.

Pelo que bate o coração?

Um Brinde

7 – Como você avalia a cena artística atual no Brasil?
R: Infelizmente vejo a arte no Brasil pouco valorizada, elitizada e muitas vezes até marginalizadas. Vejo que a indústria da repetição é um competidor feroz, que ajuda sim, mas muitas vezes, rouba espaço da arte original e única.

8 – O que você acha que mudaria de forma positiva o poder da arte no Brasil?
R: Educação e cultura. Ensinar o povo a pensar.

9 – Um artista famoso de qualquer época que você gostaria de produzir uma obra em parceria 

R: Agnes Cecil, Mariana San Martin

10 – Qual mensagem você gostaria de passar para um artista que está começando agora?
R: Persista, trabalhe e tenha fé

Mundo Interior

10 – Qual mensagem você gostaria de passar para um artista que está começando agora?
R: Persista, trabalhe e tenha fé

11 – Qual mensagem você gostaria de passar para um amante/colecionador de arte?
R: Invista no novo.

12 – Deixe uma frase para o mundo
R: Deixe a arte tocar em você, só assim ela cumprirá seu papel e te ajudará, de alguma forma a evoluir.

#FiqueEmCasa #FiqueSeguro

Veja mais:

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário