fbpx

1Minute For Art com Milenna Saraiva

IG-Milenna-Saraiva-1

Milenna Saraiva é uma artista visual que nasceu e trabalha em São Paulo.
Formou-se em 2004 pelo Santa Monica College, na California, Estados Unidos, em Artes Plásticas. Após graduar-se, a convite da universidade, fez uma especialização em pintura em um programa chamado The Mentor Program, onde estudou com renomeados artistas e professores, como Linda Lopes, Nathan Otta, Mark Trujillo, Ron Davis e Sharon Kagan. Ao retornar ao Brasil, em 2012, fez um curso de pós-graduação em Pintura Contemporânea na FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado).
Milenna tem exibido o seu trabalho em diversas mostras coletivas e individuais, em galerias e museus pelos Estados Unidos, Canada e Brasil. Entre elas estão: The Los Angeles Municipal Art Gallery, o Katsen Museum em Washington DC, The Bergamont Station em Santa Monica, a The Peach Gallery em Toronto e a Casa Galeria em São Paulo. Desde 2013 Milenna escreve uma coluna mensal sobre arte chamada Arte Observada, para a Revista Circuito.
Apesar de ter a experimentação como parte fundamental de seu processo artístico, sua paixão sempre se encontrou perto de uma tela. Escolheu como principal forma de expressão a pintura. Em seu mais recente conjunto de obras a artista explora conceitos relacionados à construção e destruição da Identidade — um processo que tenta reconsiderar as convenções da pintura figurativa através de uma contínua busca à abstração. 

Acesse a Galeria da Artista Milenna Saraiva

Lollypop 15

Lollypop 13

Lollypop 11

Conhecida já por suas obras evocativas e reflectivas, para ela o objetivo do retrato não é capturar a aparência externa de uma pessoa, mas sim criar um portal para uma viagem interna de exploração própria. Para isso ela conta principalmente com um método fluido de pintar, usando principalmente a memória e a imaginação. Nos mais de 10 anos trabalhando como artista profissional, sua técnica evoluiu do tradicional para o seu estilo atual, muito mais solto e expressivo. Seus rápidos, quase brutais gestos feitos com espátulas, e através da adição e remoção de camadas de tintas, sua obra é rica em texturas, camadas e cores, demonstrando complexidade e emoção crua.

1Minute For Art com Milenna Saraiva

1 – Fale um pouco sobre quando você decidiu viver de arte e quais foram os desafios neste período.
R: Eu já sabia desde pequena que iria ser artista. As dificuldades foram muitas. Sobreviver no início da carreira artística é bem complicado. Por isso é necessário usar a cabeça para utilizar o seu talento e criatividade para fazer dinheiro com outros trabalhos no ramo artístico, sem prejudicar a sua prática.

O Artista IX

O Artista X

2 – Nestes desafios, compartilhe uma qualidade sua que fez com que você chegasse até aqui e quais são as habilidades fundamentais no seu ponto de vista para o artista de hoje. 
R: A persistência e a dedicação são fundamentais para vencer neste ramo, como em todos os outros. Mas na profissão artista é necessário muita resiliência. Ouvimos muito mais ‘nãos’ do que ‘sims’ no início. Alguns desistem. Os que persistem vencem.

3 – Como você tem desenvolvido a identidade do seu trabalho e quais são suas influências para o desenvolvimento dessa linguagem? 
R: O desenvolvimento de uma identidade artística acontece naturalmente, com o tempo e com a prática. Não tem como apressar ou forçar este processo. Somente depois de 10 anos pintando eu me ‘encontrei’ na minha arte. O meu estilo ainda está em mutação e evolução. Tudo influencia este desenvolvimento. Absolutamente tudo que o artista vive e absorve.

Lollypop 1

4 – Como a pandemia tem afetado o seu processo criativo e o que você fez ou está fazendo para lidar com isso? 
R: A pandemia na verdade me ajudou a focar mais na minha prática. Sem as distrações da vida cotidiana a arte virou o meu foco. A minha criatividade, habilidades artísticas e vontade de criar triplicaram durante as quarentenas.

5 – Qual a sua visão para o SEU futuro artístico no Brasil? 
R: Eu me vejo crescendo mais a cada dia que passa. O céu é o limite. 🙂

6 – Qual a sua visão para o futuro da arte no Brasil?

R: Apesar do Brasil estar um pouco atrasado (bastante talvez) no modo que valoriza a arte e os seus artistas, eu vejo o Brasil seguindo as tendências mundiais. As novas tecnologias permitem mais e mais a autonomia e exposição dos artistas. Mas, a economia, a política, precisa ajudar. Num país com a maioria ganhando o mínimo possível para sobreviver, somente a minoria pode valorizar e consumir arte.

Lollypop 9

Lollypop 5

7 – Como você avalia a cena artística atual no Brasil?
R: A cena artística no Brasil é vibrante e bela. Mas também é elitizada e fechada. Poucos entram na roda principal por aqui. É preciso muito mais que talento para fazer parte de verdade da arte contemporânea brasileira.

 

8 – O que você acha que mudaria de forma positiva o poder da arte no Brasil?
R: Acho que programas de incentivo à arte emergente, junto com mais salões e feiras gratuitas seria um bom começo.

 

9 – Um artista famoso de qualquer época que você gostaria de produzir uma obra em parceria 

R: Leonardo Da Vinci ou Francis Bacon.

 

10 – Qual mensagem você gostaria de passar para um artista que está começando agora?
R: A arte é como um investimento a longo prazo. Tenha paciência e aproveite a jornada.

Soneto I

Soneto III

11 – Qual mensagem você gostaria de passar para um amante/colecionador de arte?
R: Você faz parte de um sonho. O sonho de fazer o que se ama e viver do que se ama. Obrigada por fazer parte deste sonho.

 

12 – Deixe uma frase para o mundo
R: A arte é essencial para a felicidade e sanidade humana. Trate-a com amor e respeito. <3

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário