fbpx

5 Documentários de Artistas que Você tem que Assistir

O bloqueio criativo pode ser muito grande e, se juntarmos essa condição normal, com essa época de distanciamento, em que uma grande desconstrução mundial está acontecendo diariamente, ela fica ainda mais potente. Eu mesmo que vos escrevo esse artigo, já sofri com processos criativos artísticos muito grandes, quando resolvi apenas me “aventurar” dentro da música, mas, tem um segredo que sempre me ajudava.

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Tá, mas Guilherme, qual é o segredo?

Rs, não é “o”, mas são “os segredos”, pois são vários, na verdade e para cada um pode funcionar de maneira diferente, entretanto, queridos leitores, documentários sempre me ajudaram a ter inspiração em momentos chaves que eu realmente precisei. Por isso, documentários de artistas são intrigantes, pois, a jornada do artista pode cair em muitas categorias que sempre nos trazem inspiração. Não tão somente isso, mas como esses mesmos documentários possuem lições universais muito importantes para o desenvolvimento como artista. São grandes lições muito educativas e em cada um dos documentários que listamos abaixo, existe uma visão explícita aberta ao espectador, sobre uma compreensão mais apurada da condição do artista e até mesmo seus processos de criação.

O mistério de Picasso (Le Mystère Picasso)

5-documentários-de-artistas-que-você-tem-que-assistir-galeria-de-arte-online-imagem-1

(imagem: wikipedia)

Da década de 1950, Le Mystére Picasso é um documentário francês que proporciona aos telespectadores um acesso muito íntimo para assistir o famoso Pablo Picasso enquanto ele está em um processo criativo de 20 obras de arte originais. O diretor, Henri-Georges Clouzot, opta por um método específico de capturar o artista no trabalho, aprimorando os movimentos das mãos e pinceladas, enquanto esconde o corpo de Picasso da moldura. Clouzot justifica porque capturou o artista neste formato, afirmando:

 

“Para saber o que se passa na mente de um pintor, basta olhar para suas mãos. Aqui está o que o pintor está experimentando.”

Vermeer do Tim

5-documentários-de-artistas-que-você-tem-que-assistir-galeria-de-arte-online-imagem-2

(imagem: wikipedia)

Tim’s Vermeer é um documentário dirigido por Teller da dupla Penn & Teller , dois mágicos americanos com seguidores leais nos Estados Unidos e no exterior. Neste filme, Teller segue a investigação do inventor Tim Jenison à medida que explora as técnicas do artista Johannes Vermeer, sugerindo que o artista pode ter usado dispositivos ópticos para criar as suas obras prolíficas. Jenison embarca em uma longa jornada para recriar a obra The Music Lesson para verificar essa teoria, usando apenas as ferramentas que Vermeer teria à sua disposição no século XVII.

 

Para adicionar mais intriga, há uma controvérsia entre os entusiastas da arte sobre se o filme é uma farsa, uma teoria ainda mais ampliada pelos papéis de Penn & Teller como mágicos e comediantes (ambos envolvidos na produção do documentário).

Marina Abramovic: a artista está presente

5-documentários-de-artistas-que-você-tem-que-assistir-galeria-de-arte-online-imagem-3

(imagem: wikipedia)

Este documentário artístico do diretor Matthew Akers apresenta a célebre artista performática Marina Abromovic enquanto ela se prepara para uma exposição no Museu de Arte Moderna (MoMA), onde fica parada em um átrio e convida o público a se sentar em frente a ela. No decorrer de 105 minutos, os espectadores aprendem sobre Abromovic, sua educação, como ela usou sua forma física para criar arte e incentivando a discussão em torno do tópico do que constitui arte. Um momento especialmente comovente no documentário é quando a artista se reúne com seu antigo amor, o artista alemão Frank Uwe Laysiepen, também conhecido como Ulay, um clipe de quatro minutos que agora atingiu o status de viral com mais de 34 milhões de visualizações. Essa reunião em particular é um convite para aprender mais sobre a arte performática como meio de expressão.

Cutie And The Boxer

O diretor Zachary Heinzerling captura o funcionamento interno de um casal de artistas: Ushio e Noriko Shinohara, ambos lutando para viver de sua arte. Ushio, o ‘boxeador’ da dupla cria pinturas de ação usando luvas de boxe revestidas com tinta ao criar seus trabalhos, está interessado em continuar seu legado artístico, enquanto Noriko, a ‘gracinha’, está trabalhando na criação de uma série autobiográfica de desenhos. A sobrevivência é o tema principal deste documentário, juntamente com o testemunho da evolução e do fluxo e refluxo de dois artistas em um casamento não convencional, tornando esta uma relação especialmente cativante de se testemunhar.

Ai Weiwei: Nunca me desculpe

5-documentários-de-artistas-que-você-tem-que-assistir-galeria-de-arte-online-imagem-5

(imagem: wikipedia)

O artista chinês Ai Weiwei construiu uma reputação de artista mais poderoso do mundo, de acordo com a  revista Art Review , ao mesmo tempo em que é o homem mais perigoso da China. Dirigido por Alison Klayman, Ai Weiwei: Never Sorry captura as aventuras do artista desde o trabalho em seu prolífico projeto The Sichuan Earthquake Names Project, no qual ele cria um mosaico de 9.000 mochilas infantis em uma parede do Munich Haus der Kunst, um museu alemão, até o ser detido na China por três meses, e depois em sua viagem a Londres para criar as sementes de girassolexposição no Museu Tate, que contém milhões de sementes de girassol em porcelana pintadas à mão. Os telespectadores não podem deixar de ficar impressionados com o impacto do trabalho de Weiwei como artista e ativista social, especialmente quando se considera sua educação desafiadora e humilde.

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário