fbpx

5 Obras de Arte Famosas que Venceram a Barreira do Tempo

Anteriormente no mundo Artluv – Obras de Arte Online para Decorar Qualquer Ambiente Artluv falamos sobre a importância das mulheres no mundo artístico e como a igualdade de gênero em questão salarial, pode realmente impactar a arte, aliado ao assunto, também falamos sobre transparência e também sobre disrupção feminina ligada ao mundo da arte. Mas também já abordamos aqui sobre artistas famosos e suas obras icônicas. Porém, hoje abordaremos com mais tranquilidade esse tema que é no mínimo curioso.

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Acho que cada um tem uma percepção de fama, porém, existem obras que realmente possuem uma marca insuperável e atraem multidões todos os dias (quando em tempos “normais”).

E você? Quando pensa em uma pintura famosa, qual a primeira escultura ou tela que imagina? A icônica e enigmática Mona Lisa? O perturbador O Grito? Estas são as mais celebradas obras-primas da arte ocidental e reuniu 5 trabalhos de pintores de diversas épocas e continentes. O que essas 5 obras têm em comum? Todas venceram a barreira do tempo.

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

5-obras-de-arte-famosas-que-venceram-o-tempo-1

A pintura considerada a obra-prima de Leonardo da Vinci foi iniciada em 1503/1506 e acabou sendo concluída somente em 1517. Apesar de ser uma tela pequena com apenas 77 cm x 53 cm, Mona Lisa fascina os espectadores com o seu sorriso enigmático. Atualmente o quadro se encontra no museu do Louvre, em Paris.

 

Pintada a óleo sobre madeira, a imagem é um símbolo do renascimento francês. Também conhecida como Gioconda, chama a atenção a naturalidade com que a protagonista é representada. A mulher, cuja identidade é até hoje desconhecida, ficou imortalizada naquele que talvez seja o retrato mais celebrado da pintura ocidental.

2. A noite estrelada, de Van Gogh

5-obras-de-arte-famosas-que-venceram-o-tempo-2

Uma série de quadros do holandês  de Vincent Van Gogh poderia figurar na lista de pinturas mais famosas do mundo. Escolhemos, no entanto A noite estrelada, pintada em 1889. A peça é uma pintura a óleo em tela que mede 73,7 cm × 92,1 cm e se encontra atualmente no MoMA, em Nova Iorque.
Internado voluntariamente após decepar a sua própria orelha durante uma crise psicótica, o pintor escolheu a paisagem vista da janela do quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence como cenário da sua A noite estrelada. O que mais chama a atenção do espectador são as espirais pintadas no céu, um traço que pode-se identificar como sendo típico do impressionismo.

3. Composição número 5 (1948), de Pollock

5-obras-de-arte-famosas-que-venceram-o-tempo-3

O pintor norte americano Jackson Pollock é uma referência no mundo da pintura abstrata. Sua Composição número 5 foi pintada em 1948 e adquirida em 2006 por um comprador particular que ofereceu 140 milhões de dólares pela obra.

 

A tela é enorme, possui 2,44 m x 1,22 m e foi executada com tinta líquida sobre um painel de fibra. Uma curiosidade bastante peculiar: enquanto pintava, Pollock tinha o hábito de fumar, por isso foi possível encontrar rastros da cinza do cigarro espalhados por toda a tela.

4. A traição das imagens, de Magritte

5-obras-de-arte-famosas-que-venceram-o-tempo-4

Representante do surrealismo, o pintor belga René Magritte criou obras polêmicas como A traição das imagens. O quadro de 63,5cm × 93,98cm foi pintado entre 1928 e 1929 e atualmente pertence à coleção do Museu de Arte do Condado de Los Angeles.

 

A obra fazia parte de uma série revolucionária intitulada A traição das imagens, que procurava questionar os limites da representação. O trabalho do pintor fomentou uma série de discussões filosóficas como o ensaio composto por Michel Foucault.

5. Gótico americano, de Grant Wood

5-obras-de-arte-famosas-que-venceram-o-tempo-5

A tela representante do regionalismo americano foi pintada por Grant Wood em 1930. Trata-se de um pequeno quadro a óleo com dimensões não muito grandes (78cm × 65.3 cm) que está disponível para apreciação do público no Instituto de Arte de Chicago.

Na contramão da cultura europeizante, Wood quis retratar uma realidade tipicamente rural norte americana (o Midwest americano), valorizando o que havia no seu país de singular. A casa de campo em estilo neogótico ilustrada na tela de fato existiu, foi descoberta pelo pintor em Iowa do Sul.

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário