fbpx

5 passos infalíveis para vender arte em galerias online

Aprenda como vender suas obras de arte utilizando as facilidades da internet

Sabemos que para um artista quanto maior o alcance, maior as chances dele ser encontrado por possíveis investidores que se conectam com sua arte. Por isso, é importante estar na internet onde esse alcance pode ser 10x maior do que o seu público atual!

Pensando nessa necessidade que o artista encontra nos dias de hoje, nós da Artluv, que temos o objetivo de ajudar 1 milhão de artistas a viverem de arte, criamos esse post.

Através de 5 passos, você que tem vontade de vender sua arte na online e não sabe como, conseguirá ter as ferramentas necessárias para expor em qualquer galeria online, inclusive com a gente aqui da Artluv

Passo 1 – Crie uma biografia 

5 passos infalíveis para vender arte em galerias online

Em qualquer plataforma que você crie um perfil, você precisa criar uma biografia contando mais sobre você e seus interesses. Isso acontece no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes, porque não aconteceria nas galerias online?

Essa biografia se faz mais necessário ainda nas galerias, pois é através desse texto que o investidor pode saber mais sobre a sua história como artista, começa a entender seus trabalhos e até se identifica com as ideias e significados que você quer passar.

Portanto, é hora de colocar a sua criatividade artística nas palavras e criar uma biografia que seja atrativa, encantadora e verdadeira.

Tente seguir essas etapas na construção da sua biografia:

  • Início da carreira;
  • Estudos e aprendizados;
  • Técnicas, estilos e concepções;
  • Concepções de trabalhos atuais;
  • Exposições, eventos e premiações;

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil e que pode demorar um tempo para criar. Mas é uma chance de você se autoconhecer e descobrir que a sua arte pode ser muito mais do que você imagina(va).

Veja algumas biografias 5 estrelas de artistas que já criaram uma Galeria Online:

Passo 2 – Tire fotos de qualidade para mostrar sua arte

5 passos infalíveis para vender arte em galerias online

O que você pensa quando procura por algum objeto na internet e a imagem não está em boa qualidade? 

Que o site não é de confiança ou acaba se desinteressando por aquele objeto por ter visto um outro melhor e que fornece mais detalhes para analisar?

Essas mesmas indagações que encontramos quando vamos adquirir um produto online, também acontece com as obras de arte. Damos como exemplo os investidores da Artluv que prezam por uma imagem de qualidade e com possibilidade de analisar os detalhes. Poder ver a camada de pincelada, ou um detalhe de cores faz toda a diferença para eles. 

Analisando esse fato, é necessário ter certos cuidados na hora de fotografar suas obras, como:

  • fotografar apenas a obra para que seja possível analisar os detalhes, sem nenhum objeto externo como parede, mãos, local onde está apoiado e etc.
  • verificar a luz e a posição em que irá fotografar
  • configurar o tamanho da sua imagem para no máximo 3 MB, isso facilita na hora de upar nas plataformas
  • fotografar a obra em possíveis ambientes para que o investidor possa comparar melhor com o que está procurando para sua decoração

Essas imagens podem ser capturadas utilizando celulares, cameras digitais, cameras profissionais ou qualquer outra forma que você encontre, desde que seja possível visualizar a imagem de forma clara, rica em detalhes e atrativa. 

Passo 3 – Precificação de obras

5 passos infalíveis para vender arte em galerias online

A precificação de obras de arte é um fator muito importante e que com certeza facilitará a venda das suas obras.

O verdadeiro valor da sua arte não é só suposição que vem da sua cabeça. É necessário analisar os custos para a construção da obra – pincéis, tinta, tela -, o tempo, o local onde foi feita – atelier, aluguel, luz – e o mais importante para um artista viver de arte, o quanto quer lucrar com ela.

Para unir tudo isso, pode parecer um tanto quanto trabalhoso, mas só de fazer esse trabalho uma vez, você já começa a entender melhor como funciona o seu processo de criação. Através desse entendimento, você pode se preparar melhor nas hora de fazer as suas próximas criações.

Aqui na Artluv criamos a Calculadora de Obras de arte, ferramenta gratuita que te ajuda a unir todos os elementos necessários para criar uma obra e o lucro que quer ter, pois seu objetivo como artista é viver de arte!

Além disso, também temos um e-book de Precificação de Obras de Arte gratuito, onde explicamos o passo a passo para você entender como criar o valor ideal para as suas obras de arte.

Com essas ferramentas ficará muito mais fácil definir valores justos para vender suas obras de arte online.

Passo 4 – Criando sua Galeria Online

5 passos infalíveis para vender arte em galerias online

Agora que você já tem uma biografia criada, imagens de boa qualidade e sabe qual o valor das suas obras, chegou a hora de expor! E graças a força que a internet tem hoje, já é possível criar uma Galeria de Arte Online em poucos minutos!

Já pensou ter uma visibilidade global, onde qualquer pessoa com internet pode ter acesso a sua obra clicando em apenas um link?

Com as Plataformas de arte agora é possível vender sua arte, como se fosse uma compra que você faz no site da Americanas ou da Amazon. Isso acontece através da união das facilidade que esses marketplaces oferecem com a segurança e qualidade mantida pelos curadores especializados.

Aqui na Artluv o processo é assim: você assina um plano, cria sua galeria, é analisado pela curadoria e se aprovado sua obra já será vista por toda a nossa comunidade de artistas que cresce a cada dia que passa.

Isso acontece através de uma infraestrutura que é melhorada dia após dia e que caminha junto com o nosso objetivo. 

Por isso, podemos oferecer essa oportunidade para todos os artistas que querem potencializar suas vendas e conseguir viver de arte.

Passo 5 – Divulgue sua galeria

5 passos infalíveis para vender arte em galerias online

Através de todo esse conteúdo precioso que você criou até agora é hora de divulgar seus trabalhos!

Com seu portfólio em uma Galeria Online você pode centralizar as suas vendas e facilitar os pedidos dos investidores. Entretanto, o seu público inicial, aqueles que ainda não sabem que você está expondo online e já adquiriram seus trabalhos, precisa saber dessa novidade, certo?

Certíssimo! Então, divulgue em suas redes sociais o link da sua galeria e das suas obras. Quanto mais compartilhamentos, melhor será a sua posição de pesquisa no Google. Além disso, você também aumenta as suas chances de encontrar possíveis investidores que queiram colecionar sua arte.

Confira outras dicas de divulgação na internet no post 5 dicas de Marketing Digital para artistas, garantimos que você irá se tornar um expert em expor e divulgar suas obras utilizando a internet.

Seguindo todos esses 5 passos, você conseguirá vender sua arte online, muito mais fácil do que pensou que seria!

Nos conte nos comentários: Quais passos você já está usando e/ou quais ainda não sabia que tinha que fazer? Vamos adorar ler a sua opinião.

Veja outros artigos que podem ser interessantes para você:

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário