fbpx

7 ESTILOS DE FOTOGRAFIA

Em um mercado cada vez mais competitivo, como emergir e se diferenciar dos demais? Atualmente no Brasil é possível encontrar fotógrafos com grande variedade de preço, e portfólio. Todo profissional visa o crescimento e lucratividade, e para isso enfrentam desafios contínuos para se adaptarem às novas tendências e tecnologias. O avanço tecnológico possibilitou facilidade e acessibilidade, atualmente as pessoas possuem uma câmera a disposição a todo momento, e o que isso implica na vida de quem vive de fotografia? A fotografia possui uma complexidade e amplitude grandiosíssima e possibilita infinitas áreas a serem trabalhadas, para fotógrafos especializados e experientes não interferiu de forma afetiva, mas para fotógrafos emergentes não especializados, fez-se reconhecer a importância da especialização, e aperfeiçoamento contínuo. Embora haja muitas diversificações no mercado, e diversos tipos diferentes de fotografia, é importante ter um portfólio com trabalhos autorais para ressaltar que um fotógrafo é um artista, e a valorização do seu tempo, trabalho e conhecimento tratá reconhecimento e peso ao seu nome no mercado fotográfico. 

Por isso é importante que o profissional se qualifique e se diferencie dos concorrentes. Mantendo seu trabalho específico, atual e único.

 

Em uma breve descrição conheça um pouco mais deste mercado;

 

unnamed

Foto Divulgação

Fotografia retrato

woman-5667299_1920

Foto Divulgação

A palavra retrato era muito utilizada para definir uma fotografia, mas esse termo “retrato” atualmente é utilizado para representar fotografias que mostram pelo menos uma pessoa, com o rosto em destaque (ou parte dele). O fotógrafo, nesse caso, trabalha muitas vezes em estúdio, dependendo do projeto pode ser feito em locais abertos. Os equipamentos geralmente são compostos por lentes de alto foco e nitidez, flash, rebatedor, tripé e etc… Em algumas circunstâncias fotógrafos contam com maquiador profissional auxiliando a pré-produção, e um estilista. 

A fotografia de retrato hoje, é um dos destaques no mercado. Há possibilidade gigantesca de fazer carreira e prospectar clientes, mas para isso é necessário um alinhamento de diversos fatores importantes que alinhados garantirão o retorno do investimento.

 

Fotojornalismo

É a informação clara e objetiva através das imagens. É considerada também uma especialização do jornalismo, tendo em vista essa parceria em expor os fatos. Fotógrafos são convidados para participarem de artigos, reportagens, eventos assessorados pela imprensa, entre outros, contudo o mercado é amplo e a fotografia entra como parte fundamental. A procura desse profissional é mais cautelosa, e todo seu preparo e portfólio são colocados a prova.Um ponto importantíssimo sobre o fotojornalistas é que a diferença desse tipo de fotografia em relação aos outros, está no momento em que as fotos são tiradas.Não há preparo antes da foto, não há luz correta, e não há tempo para estudar o melhor ângulo, posição. Isso faz com que os fotógrafos desse segmento tenham alta valorização, considerando também o nível de dificuldade, exposição e risco.

foto-367042_1920

Foto Divulgação

Fotografia esportiva

download

Foto Divulgação

A quantidade de esportes que existem no mundo são incalculáveis, não é mesmo? E sempre surgem novos o que é muito bacana, Defina o esporte ou esportes com qual quer trabalhar, surf, jiu-jitsu, natação, automobilismo? É importante que defina, e conheça bem a sua prática e regras, para que assim consiga reproduzir nas suas fotos aquela adrenalina, e emoção que o atleta está sentindo, oferecendo ao público a demonstração de momentos cruciais e importantes dos esportes, exibindo detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos olhos que acompanham. Possuir concentração e um olhar atento para não perder aquele lance incrível é imprescindível. O mercado para o profissional especializado é muito atrativo, considerando o forte entretenimento que existe atrás de cada esporte, investir em equipamentos atuais é importante para de destacar, além de se habituar a fazer mais clicks que o habitual, podendo fazer até 100 fotos ou mais fotos por um lance, você precisará saber como processar todo o material gerado. A fotografia esportiva é desafiadora, gratificante e para falar a verdade ela depende também de um pouco de sorte. Após dominar esse segmento, os outros ficarão fáceis.

Fotografia de viagens

photographer-1149214_1920

Foto Divulgação

Ao falarmos de fotografia de viagens, logo idealizamos pessoas em pontos turísticos com seus celulares, câmeras fotografando o momento exato que um sonho foi realizado, de todo modo pensar dessa forma não é incorreto. A fotografia de viagens é explorar e fotografar cenários de toda a parte do mundo. Entretanto, como um fotógrafo profissional pode se beneficiar desse segmento? Como explorar esse mercado? A fotografia nesse contexto é atrelada à filmagem, de modo que o público sinta por meio dessa produção a vontade e desejo de explorar a cidade. É bem atrativo, viajar e conhecer lugares, se beneficiar da cultura e gastronomia, ser bem remunerado, aprender várias línguas. O fotógrafo deste segmento possui uma grande bagagem, e convive com uma tamanha curiosidade interna. E então, possui essas características? Explorar esse segmento sem dúvidas é desafiador por todos os fatores externos e internos que possui, afinal de contas você viverá com um andarilho, instável, e vivendo situações diferentes todos os dias, apesar do peso que significa tomar essa decisão, ela ainda permanece atrativa e apaixonante. 

O fotógrafo de viagens é um constante “aprendiz”, com base nessa definição buscar conhecimento não será um ponto de chegada, entretanto ganhará com o tempo expertise e domínio sobre determinados assuntos, mas eventualmente algo de novo surgirá. Explore o setor turístico, hotéis, resorts, restaurantes, e realize além da fotografia um conjunto de entrega, elabore textos, crie documentários, artigos e etc… A amplitude do mercado é para os dispostos, e curiosos. Que buscam além do valor financeiro, um estilo de vida incomum.

Fotografia aquática

Possuir equipamentos adequados é imprescindível, além de todo um preparo físico e treinamento em mergulho. O fotógrafo nesse segmento precisa ter espírito aventureiro, e altíssima curiosidade. Podendo encontrar no turismo possibilidades incríveis de faturamento. Entretanto, os estudos biológicos é o que mais atrai profissionais para esse segmento, que envolve de modo amplo estudo, e mente curiosa. O profissional em conjunto com outros profissionais como professores, pesquisadores, jornalistas, e biólogos exploram a vida dos animais aquáticos, seu habitat, como se reproduzem, como se alimentam, quanto tempo vivem, e quais fatores ambientais os prejudicam, preservação das superfícies e tudo mais. É um trabalho que permite um estudo constante, onde a fotografia não se limita mas se transforma, em filmagem, documentários educativos, filmes, e etc… O profissional precisa de antemão possuir características que o possibilitem facilidade e interação, como por exemplo, amar o mar. Lugar onde estará boa parte do dia

FOTOGRAFIA-SUBQAQUATICA_-TUDO-O-QUE-VOCE-PRECISA-SABER-1-1

Foto Divulgação

Fotografia Arquitetônica

Este segmento é altamente indispensável para os dias atuais, e está altamente ligada ao mercado de arquitetura, construção civil, e mercado imobiliário. A expectativa na produção das imagens é trazer sofisticação, beleza, admiração e atrair o público para se tornarem visitantes do local, comprados dos imóveis ou clientes daquele arquiteto ou design de interiores dentre outros, Percebem que a fotografia está altamente atrelada a diversas profissões e serviços no mercado? Um excelente fotógrafo é indispensável independentemente do segmento. Para se tornar um fotógrafo nesse segmento é preciso adotar e dominar aspecto de iluminação, lentes de amplitude e estudar melhores ângulos.

catedral-de-brasilia

Foto Divulgação

Fotografia de Gastronomia

Vivemos em um período duríssimo causado pela pandemia. Tamanho seu impacto na saúde e na economia que acarretou em fechamentos de diversas empresas, principalmente no setor gastronômico. Bares e restaurantes estavam diante de um massacre econômico, demitiram funcionários, fecharam suas portas e alguns aguardavam esse pesadelo acabar. O que infelizmente não ocorreu, ainda vivemos em pandemia. Após se passarem alguns dias, semanas, meses, alguns empresários começaram a buscar alternativas para lidar com a pandemia, e adotaram o delivery, e começaram seus estudos sobre como contornar a situação. Bom, deve-se estar pensando que a fotografia de gastronomia impulsionou o regresso de bares e restaurantes ao mercado, e sim impulsionou mais que isso, levou diferencial e sobretudo esperança ao setor.  

Para um profissional se destacar no mercado precisa fotografar e transmitir o melhor do cardápio, e despertar desejo, despertar a fome, para isso é necessário estudo, e utilização de técnicas, além de conhecer as particularidades do mercado gastronômico. Atualmente esse segmento no fotografia segue sendo um dos mais procurados, e diferente dos demais segue em crescimento. E falta infelizmente profissionais com essa especialidade. 

A formação para esse profissional é singular e dinâmica, contudo o desenvolvimento das plataformas digitais de educação possibilita ampla possibilidade de formação, com qualidade e agilidade, para que esse profissional possa assim montar seu portfólio e surfar com a maré alta desse segmento. 

port03

Experimente, vivencie

Desafie-se para descobrir seu nicho, pratique, estude e transpire. Coloca tudo em prática, no almoço de domingo antes de atacar a mesa, fotografe. Assista vídeos de fotógrafos que são referência na área e busca absorver o máximo de conteúdo possível, diversifique, se atualize e o mais importante, se mantenha conectado. Crie um engajamento com seu público, crie essa relação, aprenda sobre Marketing pessoal, saiba que é uma construção constante, e com esse conjunto de fatores você conseguirá se estabelecer no mercado, e ter trabalhos magníficos.

#FiqueEmCasa #FiqueSeguro

Veja mais:

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário