fbpx

A Arte e a Inspiração Divina

Atenção!

Alerta de #spoilers para conteúdo que pode causar o apocalipse.

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Apocalipse a parte, a arte é algo muito extraordinário. Pois, quando pensamos em arte, logo refletimos sobre vários temas, como artes visuais, música e poesia. Mas, você já parou para pensar de onde vem tanta inspiração? Me arrisco a dizer que sim, pois, eu mesmo, quando olho para algumas obras, costumo me perguntar de onde vem essa “inspiração divina” tão grande e tão impressionante?

Hoje falaremos um pouco sobre obras de arte que possuem símbolos ocultos e algumas personalidades que eram membros de ordens secretas, que na verdade, prefiro colocar como ordens “discretas”.

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: uol)

O simbolismo dentro da arte

Veremos abaixo o simbolismo oculto dentro de obras de arte que são patrimônios da humanidade, literalmente falando

“Os Embaixadores” de Hans Holbein, o Jovem, contém uma referência à mortalidade difícil de encontrar.

1artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: wikipedia)

Finalizada em 1533, esta famosa pintura é muito realista, até que você nota uma certa mancha no centro inferior da imagem, entre os dois homens.

Essa mancha que podemos ver, é na verdade um crânio humano distorcido. Olhando ele da direita para a esquerda, podemos notar claramente a figura.

Algumas pessoas acreditam que o crânio faz referência ao “Memento Mori”, frase em latim que podemos traduzir em “lembre-se de que você é mortal.”

“Madonna com São Giovannino” de Domenico Ghirlandaio tem sido o centro de uma teoria da conspiração sobre OVNIs.

2artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: wikipedia)

Eram os Deuses Astronautas?

Dentro de centenas de obras esculpidas pelo homem em diversas civilizações, temos claramente a simbologia oculta em que podemos explorar uma polêmica de longos anos, que é a existência de OVNIS e possíveis civilizações extraterrestres.

 

Isso é o combustível perfeito para conspiracionistas.

Uma parte do teto da Capela Sistina, chamada “A Criação de Adão”, tem uma referência ao corpo humano que facilmente passa despercebida.

3artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: uol)

Uma das mais belas obras de arte da humanidade, a Capela Sistina, demorou em torno de quatro anos para ser terminada por Michelangelo.

O formato do manto vermelho envolvendo Deus é uma incrível representação anatomicamente correta do cérebro humano.

Michelangelo acreditava que D’us é uma criação da nossa mente?

Essa pergunta, sobre um dos artistas mais icônicos da história, pode ter várias interpretações, porém, iremos falar um pouco mais sobre esse artista no decorrer do artigo.

“A Última Ceia” possui uma música escondida.

4artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: terra)

O Mestre Leonardo Da Vinci, conhecido por ser um gênio, também esconde muitos detalhes dentro de suas obras de arte.

 

A Última Ceia, de Leonardo, foi uma obra surreal criada pelo artista, que deu vida ao longa “Código Da Vinci”, que causou certo furor ao mostrar histórias conspiracionistas de que Jesus poderia ter uma descendência com Maria Madalena. Mas não paramos só por aí, pois, também temos uma música escondida dentro da obra.

 

Um músico italiano descobriu que quando ele alinhou os pães na mesa e as mãos dos Apóstolos em uma partitura padrão, eles funcionavam como notas musicais.

 

Pode parecer uma hipótese remota, até você ouvir o som que é produzido.

“La Gioconda” é um dos retratos mais enigmáticos da história.

5artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: wikipedia)

Com toda certeza do mundo, existem mais perguntas do que motivos para que essa figura tão enigmática esteja sorrindo.

 

Apesar do filme “O Código Da Vinci” ser excelente, não podemos provar que ele realmente é real e que existe algum tipo de código escondido nos olhos e no fundo da obra.

O Comitê Nacional para a Herança Cultural da Itália já comunicou anteriormente que, quando os olhos,vistos de um microscópio, contém as letras LV, que podem significar o nome de Leonardo da Vinci, mas a questão é que não existem somente elas, pois, existem outras letras que não foram totalmente decifradas.

 

Também é possível ver símbolos que podem significar 72 ao fundo, ou, L2. Enfim, a obra tem mais de 500 anos e ainda é uma incógnita para tudo e para todos. Mesmo a expressão facial da pessoa na obra, pode significar diversas coisas e uma delas, dizem os estudiosos, também pode significar o estado de “Nirvana”.

O homem vitruviano certamente é uma das obras mais icônicas já vistas

6artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: wikipedia)

Não é uma obra de arte exposta como La Gioconda, mas ainda é uma obra de arte sem igual que até hoje confunde a cabeça de muitas pessoas.

 

Um homem com quatro pernas e quatro braços?

 

O homem vitruviano, que atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell’Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália, é uma das obras mais famosas de Leonardo e, muitas suposições surgem a todo instante para traduzir esse desenho, que tem suma importância artística dentro do mundo inspiracional.

A simbologia oculta dele, aparece quando você tem conhecimento sobre geometria sagrada, hermetismo e cabalá.

Acredita-se que Vincent Van Gogh tenha feito referência ao quadro “A Última Ceia” em mais uma de suas pinturas: “Terraço do Café à Noite”.

7artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: wikipedia)

A pintura é de 1888.
Coincidentemente, Vincent Van Gogh, o icônico, prestou homenagem a mesma inspiração e também Da Vinci em sua pintura “Terraço do Café à noite”.
Como podemos observar, temos 12 clientes no café, assim como os 12 apóstolos que temos na “Última Ceia”, sendo o garçom presente no centro, Jesus, com uma cruz sutil na vidraça ao fundo.

Embora seja difícil de ver, o artista Michelangelo Merisi da Caravaggio incluiu uma pequena versão de si mesmo em “Baco” ou Dionísio

8artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: tech mundo)

Baco (também conhecido como Dioníso) é o deus grego do vinho, entre outras coisas.

Uma pequena imagem de Caravaggio pode ser vista como um reflexo na jarra de vinho que Baco tem com ele. Lembrando que o jarro de vinho pode significar dentro de algumas sociedades secretas, a fonte de inspiração.

Dependendo do ângulo que você olha para “Davi”, você entende duas histórias completamente diferentes. Tudo é o que se vê de diferentes ângulos

9artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online

(imagem: reprodução)

Você deve conhecer Michelangelo por ser um grande pintor, mas, não se engane, o artista não para só por aí. Além de talentoso com os pincéis, ele também tinha um talento muito forte como escultor. A estátua de “Davi”, do famoso Davi e Golias, tem mais de 5 metros de altura.
O simbolismo oculto da imagem é muito grande.
Olhando-o de baixo para cima, como quase todo mundo costuma vê-lo, ele aparenta ter uma expressão calma em sua face, porém, se você o confronta, tem uma visão totalmente diferente, como se fosse um rosto com olhar de preocupação, ou, medo, podendo até mesmo ser raiva. Talvez o motivo, seja a luta com Golias, que se aproxima rapidamente.
Para confirmar mais esse fato, temos veias em seus braços que estão saltadas, juntamente com sua testa enrugada, que somando ao olhar, como dito acima, realmente contribuem para essa suposição.

Essa pintura possui um camafeu sinistro do demônio nas nuvens. Qual foi a intenção?

10artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online.png

(imagem: wikipedia)

11artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online.png

(imagem: a.a.)

A pintura, feita por Giotto, pode ser vista na Basílica de São Francisco de Assis.
Essa obra foi finalizada em torno de 709 anos atrás, mas foi somente em 2011 que este rosto demoníaco foi encontrado.
De acordo com a CBS News, a historiadora da arte Chiara Furgoni percebeu o rosto quando estava tentando descobrir quando exatamente a pintura foi feita.
Você consegue ver claramente uma boca, nariz, olhos e chifres entre as nuvens.

Esta pintura de Pieter Brugel é muito mais do que um retrato extremamente detalhado de uma movimentada rua alemã, pois para olhos atentos, diz mais do que os olhos podem ver.

A9R19o0czj_rp3gh3_90g

(imagem: uol)

Provérbios Neerlandeses é o nome oficial dessa obra, que tem estimativas de que existam em torno de 100 provérbios ocultos na peça.
Enquanto há muitos provérbios estrangeiros representados na pintura, há também alguns clássicos que ainda são usadas hoje em dia nos Estados Unidos.
Da esquerda para a direita:
A Terra está de cabeça para baixo (o mundo todo está de cabeça para baixo);
Um homem está batendo a cabeça contra um muro (bater a cabeça contra o muro);
Um homem está correndo com seu traseiro pegando fogo (correndo como se sua bunda estivesse em chamas);
Um homem está segurando um globo (ter o mundo na palma da mão);
Um peixe comendo outro peixe (sempre há um peixe maior);
Um homem está se aquecendo em uma casa em chamas (não importa quem está machucado desde que beneficie você/assando marshmallows em uma casa em chamas); As três figuras nos fundos em fila (o cego liderando o cego).

“O Jardim das Delícias Terrenas” é uma obra de arte imensa e provavelmente há muitas coisas escondidas nela, mas a música é a mais conhecida.

13artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online.png

(imagem: wikipedia)

Pintado por Hieronymus Bosch, provavelmente no final do século XV.

Esta cena foi tirada do lado direito da pintura, do painel que representa o Inferno. No canto superior esquerdo, uma pessoa com música impressa em sua parte traseira é visível.

Uma estudante universitária chamada Amelia percebeu esta música e tomou a decisão de transcrevê-la e gravá-la. Portanto, você pode oficialmente ouvir, nas palavras de Amelia, uma “música de bunda de 600 anos vinda do inferno”.

Bônus: Artistas e também Ocultistas

Como falar de arte, se não falar do oculto?

A própria arte é um emaranhado do oculto, mas sim e sim, é possível, mas, agora vamos falar exatamente sobre a arte e o oculto. Para ser mais claro, listamos 5 artistas mundialmente conhecidos que também foram conhecidos por serem ocultistas.

Leonardo di Ser Piero da Vinci - Leonardo Da Vinci

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-a

O Batismo de Cristo

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-a1

Francisco d'Olanda - Francisco de Holanda

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-b

A Matéria do Tempo

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-b1

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simon

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-c

Capela Sistina

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-c1

Johfra Bosschart

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-d

Signo de Libra

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-d1

Rafael Sanzio da Urbino - Rafael

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-e

O Sacrifício em Listra

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-e1

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi - Sandro Botticelli

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-f

O Nascimento de Vênus

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-f1

Donato Di Niccoló Di Beto Bardi - Donatello

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-g

David

artluv-a-arte-e-o-oculto-galeria-de-arte-online-g1

Todos esses artistas tem uma coisa em comum, que é o fato de colocarem diversos símbolos ocultos dentro de suas obras de arte para que realmente esses símbolos ou a questão da simbologia da obra em si possa ser vista, mas realmente entendida somente por quem compartilha de tais estudos.

 

Leonardo da Vinci, assim como Francisco de Holanda, Johfra Bosschart e Sandro Botticelli faziam parte da Ordem Rosa Cruz, ou, Rosacruz declaradamente. Já Michelangelo, Rafael e Donatello, externamente, corre-se uma suspeita que poderiam fazer parte também da Rosacruz ou de ordens que compartilham de um estudo similar, como, Os Templários, Demolays, Maçonaria, Golden Dawn ou outras ordens discretas.

 

Tais obras seriam parte de uma inspiração divina?

 

Fato é que a simbologia por trás de cada desenho é muito grande e em sua maioria, só quem faz parte desse círculo de ordens discretas irá reconhecer, compreender claramente e refletir sobre o assunto posto em questão.

Para colecionar

Colecionar obras de arte pode ser um ótimo investimento, além de trazer em alto e bom som o fator relevante de inspiração e até mesmo a aproximação do que o artista estava pensando e sentindo ao realizar aquela obra de arte.

Uma coisa que toda obra de arte tem em comum, é que todas elas podem ser colecionáveis e nós da Artluv trazemos isso para vocês essa semana.

Veja obras de arte para colecionar agora!

Carlos Soares Atelier

vivienzanlorenzi

Regiane Martinez

Thales Naches Molina

Policarpo Ribeiro

Patricia Malvaccini

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário