fbpx

A Transparência no Mercado da Arte

Transparência e o mundo da arte nem sempre foram amigos.

Muitas pessoas veem colecionar arte como uma atividade reservada aos ricos, em que milionários gastam somas de nove dígitos em pinturas de Antigos Mestres apenas para armazená-las até que tenham valorizado. Nesse cenário, os negociantes de arte escolhem para quem vender, enquanto outros raramente conseguem ver por trás da cortina ou ficam intimidados demais para olhar.

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Esta cena descreve apenas uma pequena fração da comunidade de colecionadores de arte. Embora o mundo da arte de ponta seja muito respeitado, ele atende a apenas alguns milhares de compradores globais em um mercado fortemente conectado. Mas graças à tecnologia e aos crescentes pedidos de transparência em todos os setores, as barreiras estão caindo. Comprar arte não é mais um jogo. A Internet inspirou uma nova geração de amantes da arte e suas demandas por acesso criaram um novo mercado completo com curadoria online, serviços de consultoria e comunidades de pessoas com ideias semelhantes compartilhando seu amor pela arte em um ambiente aberto e acolhedor.

Com a nova missão de estimular a diversidade e a inclusão, o mundo da arte entrou em uma era mais acolhedora e acessível para aficionados e iniciantes.

Conexões entre computadores e artistas

A Transparência no Mercado da Arte - galeria de arte online

(imagem: pexels)

Como participantes em todos os mercados globais, compradores e vendedores de arte descobriram o incrível valor de uma tecnologia mais inteligente, especialmente quando novas ferramentas aprimoram a personalização. As principais galerias de arte online de hoje usam uma combinação de experiência adquirida com dificuldade e análise preditiva para escolher as preferências de colecionadores experientes e emergentes para selecionar obras para compradores em potencial.

Isso não significa simplesmente sugerir pinturas com cores e planos de fundo semelhantes às pessoas que procuram novas decorações para a sala de estar. Assim como a Amazon e o Facebook usam dados comportamentais para sugerir produtos e conteúdos mais atraentes, os curadores de arte em galerias online agora usam informações pessoais e comportamentos online para fazer suposições fundamentadas sobre os gostos de seus clientes.

No entanto, encontrar a obra de arte certa é mais complicado do que monitorar as preferências do usuário. A Netflix geralmente pode recomendar programas relevantes com base em atividades anteriores. A Amazon pode oferecer muitas sugestões para compradores que expressaram interesse em certos tipos de itens. Embora as ferramentas preditivas em outras indústrias sigam padrões diretos, as preferências artísticas podem variar muito de pessoa para pessoa.

Duas pessoas que concordam com uma obra de arte podem ter opiniões completamente divergentes sobre outra. Isso está levando as galerias de arte online a estabelecer padrões mais elevados de como analisam os interesses de seu público. Com curadores sofisticados e análises avançadas, as galerias de arte online agora podem entender e, portanto, apelar melhor a novos grupos de pessoas que podem não ter se visto como “o tipo de colecionador” antes.

Capacitando artistas tradicionalmente sub-representados

A Transparência no Mercado da Arte - galeria de arte online

(imagem: pexels)

A natureza exclusiva do mundo da arte não se limita apenas aos compradores. Um estudo recente conduzido por matemáticos, estatísticos, historiadores de arte e curadores descobriu que 85,4% das obras nas coleções de todos os principais museus dos EUA são criadas por artistas brancos e 87,4% são por homens. Como esta pesquisa demonstra, mulheres, pessoas de cor e outros grupos tradicionalmente marginalizados não gozam de igual representação como artistas.

Hoje há um acesso maior para artistas e compradores, graças a algumas galerias online importantes e comunidades digitais apaixonadas, está dando destaque a artistas que teriam sido preteridos nas décadas anteriores. Alguns círculos de arte podem continuar operando em redes relativamente fechadas, mas no mundo real, uma comunidade de arte muito maior agora convida todos a participar.

Eliminando a Mística Manufaturada

Os compradores informados de hoje, especialmente os jovens, querem saber os preços antecipadamente. Uma das razões pelas quais as pessoas acham a experiência da galeria tradicional intimidante e inadequada é que os preços raramente são exibidos ao lado de obras de arte. Isso significa que os compradores em potencial precisam perguntar a um membro da equipe da galeria, o que é uma barreira desnecessária.

As galerias online têm uma abordagem oposta às galerias tradicionais, listando preços, explicando seus processos de remessa e manuseio e até oferecendo serviços de consultoria para ajudar as pessoas a encontrar as peças que amam dentro de seu orçamento.

As galerias online como a própria Artluv, aceleraram a adoção de mudanças significativas em todo o mundo da arte, dando a mais artistas a chance de serem descobertos por pessoas que apreciam seus talentos. Na esteira dessa turbulência, a noção do que constitui o “mundo da arte” está começando a mudar. Seu alcance historicamente limitado se tornou uma relíquia do passado, pois damos as boas-vindas a uma nova era de transparência, igualdade, acessibilidade e descoberta.

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário