fbpx

Após dez anos de idealização, o museu de cultura universal “Louvre Abu Dhabi” é inaugurado na ilha de Saadiyat

Desenhado e planejado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, contando com a colaboração entre França e Emirado de Abu Dhabi, a obra foi estruturada uma área total de 24 000 m² com o custo estimado entre 83 e 108 milhões de euros.

O formato arredondado, como uma cúpula, lembra a arquitetura tradicional muçulmana. Possui vários furos aleatórios, que em combinação com a luz solar e seu movimento, cria, segundo o próprio arquiteto, a “reminiscência das folhas de bananeiras sobrepostas dos oásis dos Emirados Árabes Unidos”, além o reflexo proporcionado pela agua ao redor. A intenção dos idealizadores é a de criar um espaço acolhedor e harmonioso, uma vez que sua estrutura evita o choque térmico, mas passa a sensação de ficar mais frio quando o clima está quente e vice-versa.

O museu Louvre Abu Dhabi tem a finalidade de criar um lugar para a cultura universal, exibirá obras de arte de todo o mundo, da antiguidade e contemporâneos, que tenham relevância histórica, tendo como principal ponte a arte ocidental e a arte oriental. As obras não serão agrupadas por modalidade, mas por ordem cronológica, de forma que o visitante tenha uma experiência de passeio pela história da humanidade, nos momentos mais significativos de evolução, até o tempo atual. Serão representados, por exemplo, o nascimento dos primeiros vilarejos, religiões universais, civilização industrial, globalização, etc.

Maravilha mundial, não?

Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também vejam.

Você é artista? Clique aqui e crie sua página de Artista na Artluv, quem sabe não estamos falando com o próximo Salvador Dalí? 😉

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário