fbpx

Arte e Depressão no mini documentário de Jim Carrey

A arte é uma forma única de se expressar, por isso, ela pode ser usada em diversos contextos, inclusive como terapia, para curar ou tratar alguém com depressão. 

Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 320 milhões de pessoas vem sofrendo com essa doença que pode levar até ao suicídio. Entretanto, esse é um assunto que está sendo bastante discutido no mundo e novas formas de tratamento estão sendo descobertas a fim de auxiliar as pessoas com essa doença. 

Arte e Depressão no mini documentário de Jim Carrey

Fonte da imagem: Documentário Jim Carrey: I Needed Color

Esse foi o caso do famoso artista Jim Carrey, que enfrentou a depressão durante 6 anos e utilizou a arte como forma de tratamento. Foi através de suas criações artísticas que Jim conseguiu se sentir mais vivo expressando seus sentimentos de forma sincera utilizando pincéis e cores na criação de suas obras de arte.

Arte e Depressão no mini documentário de Jim Carrey

Fonte da imagem: Documentário Jim Carrey: I Needed Color

Durante o período em que ficou afastado das telas, por conta desse episódio de depressão, Jim Carrey mergulhou intensamente na criação de quadrostelasesculturas e desenhos. E através desses instrumentos, ele conseguia transparecer o que antes só podia ser idealizado em sua mente.

A arte se tornou tão presente durante nessa fase de depressão que, pintar e criar havia se tornado uma obsessão para Jim. Chegou um momento em que toda a sua casa estava tomada por suas obras.

Arte e Depressão no mini documentário de Jim Carrey

Fonte da imagem: Documentário Jim Carrey: I Needed Color

Através disso, em agosto de 2017 o ator lançou um documentário chamado “Jim Carrey: I Needed Color” na plataforma Vimeo, onde conta mais profundamente como esse hobby se tornou uma terapia para curar um coração partido. 

“Eu não sei o que a pintura me ensina, mas sei que me liberta.” 
Jim Carrey

Nesse mini documentário que ultrapassou mais de 9 milhões de acessos na plataforma e tem apenas 6 minutos, o ator retrata um pouco do seu tratamento com a arte para a cura da depressão. 

De forma delicada, com muita emoção e em primeira pessoa é possível ver como Jim cria a sua arte – através de trabalhos manuais e que estimulam a criatividade. Dessa forma, ele consegue ter sensações de prazer o que acaba afastando os males da depressão.  

Arte e Depressão no mini documentário de Jim Carrey

Fonte da imagem: Documentário Jim Carrey: I Needed Color

Atualmente Jim Carrey diz não ter mais depressão pois agora entende que “a chuva chega, chove, mas não permanece”, conforme suas próprias palavras. Entretanto, a arte ainda permanece em sua vida e o ajuda a retirar de sua mente, o que antes só permanecia em sua imaginação.

Assista agora o vídeo completo do mini documentário “Jim Carrey: I Needed Color” legendado

A arte tem o poder de curar a alma e se conectar com o mundo expressando o que sente através de suas criações. 

Podemos citar alguns artistas com casos de depressão nas mais diversas formas como Vicent Van Gog, Edvard Munch, Frida Kahlo, Salvador Dali e muitos outros. Entre eles a pinturas era algo em comum, porém cada um com suas peculiaridades.

Você também usa a arte como forma de terapia para curar a depressão ou conhece algum artista que faz isso? 

Deixe nos comentários sua experiência ou compartilhe esse post com alguém especial.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário