fbpx

Artista usa Excel para fazer Obras de Arte

Atenção!

Alerta de quebra de status quo!

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Já falamos da influência da inteligência artificial criando arte, como também falamos da intervenção digital dentro das obras de arte, mas, ainda neste assunto geral de arte e tecnologia, eu vos apresento um japonês aposentado que ultrapassou todos os seus próprios limites e começou a utilizar uma certa ferramenta utilizada por grandes corporações chamada Excel, que até então é utilizada para outros fins, para produzir obras de arte.

arte-excel-obras-de-arte-1

(imagem: canal de ensino)

Ok, ok, eu sei que existem outros artistas de Excel e vamos colocar eles aqui também, porém, existe uma certa diferença, um tanto quanto minuciosa e você vai perceber tudo isso lendo esse artigo, então, vamos?

Começaremos essa discussão com a seguinte pergunta:
Como você se vê daqui 10 anos?
Certo, e daqui 20 anos?

arte-excel-obras-de-arte-2

(imagem: pexels)

Parecem aquelas velhas e antiquadas perguntas de dinâmica de entrevista não é?

Sim, parecem. Mas é exatamente aí que eu quero chegar!
Vamos ao “case de sucesso” de tanto sair da zona de conforto, quanto de realmente intervir tecnologicamente no mundo da arte.

arte-excel-obras-de-arte-3

(imagem: pexels)

O Japonês Tatsuo Horiuchi, de 77 anos, ao se aposentar, não queria fazer o que grande parte das pessoas fazem ao se aposentar, que é descansar com um controle de TV na mão, ou se tornar um fã alucinado de programas de culinária (nada contra, eu mesmo amo, rs), mas, ele fez algo que também muita gente faz, só que de um jeito diferente. Ele foi criar arte!

arte-excel-obras-de-arte-4

(imagem: reprodução)

Tudo bem até aqui, #artlovers?

Pois bem, então façamos as contas…

Quando você decide criar obras de arte, erroneamente julgando por literalidade, você pensa logo em comprar telas, pincéis, tintas e demais produtos que facilitem a criação, ou, quando a “grana” está apertada e você tem um pouco mais de técnica ou disposição para aprender, faz o uso de programas triviais, como Illustrator, Fresco, Photoshop, Corel ou qualquer outra ferramenta profissional do tipo, porém, o que o Tatsuo fez?

Estão ouvindo o soar dos tambores inconscientemente? 

arte-excel-obras-de-arte-5

(imagem: pexels)

Ele simplesmente decidiu que não queria investir em telas, pincéis, tintas ou mesmo utilizar os meios digitais convencionais e quebrou todas as barreiras do Status Quo utilizando uma ferramenta profissional para administrar planilhas e dados, chamada Excel, para criar suas obras de arte!

arte-excel-obras-de-arte-6

(imagem: reprodução)

Metas

Qual o seu sonho de infância?

O meu era ser astronauta, rs, parece meio clichê e até mesmo engraçado para terras tupiniquins, ou não. Mas eu sempre fui meio explorador.

arte-excel-obras-de-arte-7

(imagem: pexels)

Agora é sua vez! Pense bem, volte no tempo e responda essa pergunta mentalmente!

 

O sonho do nosso artista desse artigo era pintar e não foi o que ele fez.

 

Depois de anos de trabalho fora da arte, o aposentado Tatsuo Horiuchi, de 77 anos, queria pintar, mas não tinha muito dinheiro para investir em tintas e telas. O que ele fez? Usou o computador pessoal para criar ilustrações. Até aí tudo bem, mas ele não buscou os triviais Photoshop, Illustrator, Corel ou outra ferramenta profissional, mas o Excel, criado para administrar planilhas de dados.

arte-excel-obras-de-arte-8

(imagem: reprodução)

arte-excel-obras-de-arte-9

(imagem: reprodução)

Não é somente sobre arte, mas também é sobre a arte de inovar e fazer alguma coisa diferente, impactando o mundo e deixando sua história na humanidade – Guilherme Jacyzin

 

Faz mais de 10 anos que Tatsuo vem aprimorando sua técnica e produzindo obras de arte cada vez mais fantásticas. O ilustrador diz que tem certa preferência no Excel, até mesmo comparando-o com o Paint, pois tem mais funções e considera mais fácil de usar. Usando simples ferramentas de desenho vetorial desenvolvidas principalmente para gráficos e formas simples, Tatsuo desenha cenas panorâmicas da vida do Japão rural.

arte-excel-obras-de-arte-10

(imagem: reprodução)

O canal Great Big Story, pertencente a rede de notícias CNN já viajou até Nagano, no Japão, para contar sua história e mostrar o artista com a “mão na massa”. Neste evento, Horiouchi explica que a aplicação dentro do Excel desenha gráficos muito mais limpos, então, por isso o utilizava.

O vídeo foi publicado na última quinta-feira (30) e o título é: “Michelângelo do Excel”

Segue vídeo:

O Desafio

arte-excel-obras-de-arte-12

(imagem: reprodução)

Desafiar a si mesmo, claro, de maneira sincera, já é uma obra de arte não visível aos olhos de curiosos e foi exatamente isso que Tatsuo fez. O artista desafiou-se a criar obras que um dia fossem boas o suficiente para serem expostas ao público e foi exatamente o que aconteceu. Seu trabalho com o tempo passou a ser tão complexo e bem feito, que fez qualquer pessoa que esteja familiarizada com o Excel ou mesmo com os meios clássicos de criar obras de arte, se surpreender.

 

Resultado? Seus quadros, hoje, são expostos em galerias de arte do mundo inteiro. Ele reconhece que são difíceis de vender, mas não se importa. O que importa é a arte.

Inspiração

Percebem?

Isso é uma quebra de paradigmas!

 

Um aposentado, que hoje, aos seus 77 anos, escolheu criar algo novo, em condições adversas, somente com o que tem, com base em aperfeiçoamento diário e força de vontade e decidiu que isso teria, de qualquer maneira, ter que chegar ao nível de excelência para ser mostrado ao mundo.

É inspirador!

arte-excel-obras-de-arte-11-1

(imagem: reprodução)

Evoluindo

Muitas pessoas deixam-se cair na zona de conforto e não saem mais dela. Não buscam inovar, tanto quanto não evoluem, porém, eu não às julgo, pois cada ser humano foi feito para ser exatamente o que ele é, ao longo de sua vida. Porém, como dizia a figura de Hermes Trismegisto em seus textos e estudos, grande influenciador de artistas e grandes personalidades da inovação, artes e ciência, como Leonardo da Vinci, William Shakespeare, Isaac Newton e muitos outros mais:

 

Terminas a tua carne, mas tua consciência continuará expandindo do jeito que começou aqui – Estudo de Hermes Trismegisto

 

Inovar nem sempre é criar uma ferramenta nova. Faz parte disso, mas não é só isso. Muitas vezes, a inovação está completamente alinhada em fazer algo perfeito (lembrando que o perfeito é subjetivo), com o que você tem nas mãos e, foi exatamente isso que esse artista fez.

 

Quando falamos de arte, de status quo ou, zona de conforto, é muito comum que seja realmente um assunto muito sensível, pois, apesar de ser um artista completamente autoral ser uma das profissões mais difíceis, é uma das também mais inovadoras, então, essa é uma prova de que realmente a arte, não só criar, mas também o seu consumo, pode despertar o que chamamos de figura do inconsciente coletivo que vai realmente trazer pontos positivos de inovação para a sua vida.

 

Carl Gustav Jung, o famoso psiquiatra e psicoterapeuta suíço, já alerta para fatos assim, em que o inconsciente coletivo pode nos despertar para certas características e pontos positivos a partir da observação e incorporação de figuras e situações. Logo, incorporar a alma do artista, não é somente sobre fazer arte, mas é sobre fazer da sua vida uma obra de arte. 

 

Exploramos um pouco desse fato em nosso artigo: Pessoas de sucesso colecionam obras de arte.

Bônus: Mais obras de arte criadas no Excel por diversos artistas e até mesmo por um algoritmo de AI no Excel

Monalisa por Amit Agarwal

arte-excel-obras-de-arte-13

(imagem: reprodução)

Avatar por Gerador automático de Excel com IA

arte-excel-obras-de-arte-14

(imagem: reprodução)

Abstrato por Danielle Aubert

arte-excel-obras-de-arte-15

(imagem: reprodução)

GTA por Felipe Velásquez

arte-excel-obras-de-arte-16

(imagem: reprodução)

Obama por Katak888

arte-excel-obras-de-arte-17

(imagem: reprodução)

Obras de Arte para te tirar da zona de conforto

Como já falamos em outro artigo, colecionar obras de arte, independente de seu valor monetário, traz um sentido muito forte, que é criar situações que possam marcar o mundo através da novidade, ou seja, inovar-se ao ponto que você sai da zona de conforto. Levando isso para a sua vida, com certeza, você será uma nova pessoa.

É muito mais que o desenho, é muito mais que o tipo de tinta, a textura da tela ou moldura.

Veja obras de arte inspiradoras que podem quebrar o seu status quo:

1b

Arquitetura

Denis

2b

Nameless

pattrochaa

4b

Feminino Inefável

Loyth Souza

7b

Olhos da Natureza Indígena

Jhonny Jhon

6b

01 Bando

mschlee.art

5b

Bem me quer

letícia.chamone

10b

A leitora nua

Felipe Hueb

9b

Cavalo

William Martins Ribeiro

8b

Massa Amarela

Cota Azevedo

18-1

Sallix Alba

Thiago Buriolli

13b

Caras II

Gabriel Beguiristain

11b

Beton

Beth Sallai

3b

Sonhos

Carolina Saidenberg

12b

Blue River

Emmy Vicente

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário