fbpx

Artluv na exposição Leonardo da Vinci no MIS

A exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”, que está acontecendo em um novo espaço do MIS, está incrível! 

O Museu da Imagem e do Som conseguiu criar uma mostra super completa e com diversos elementos no qual o espectador pode interagir.

Por isso, a Artluv foi conferir de pertinho a exposição mais completa sobre a vida e a obra de Leonardo Da Vinci através de um novo olhar, então, não é só de quadros que iremos falar, a exposição vai muito além dessa experiência… 

41
42

Sobre a exposição

Há alguns meses publicamos aqui no nosso blog um post falando sobre essa tão esperada exposição de Da Vinci, e então aconteceu.

Leia o post completo aqui.

No final de outubro o MIS inaugurou essa exposição em um novo espaço com mais de 2.000 m² chamado de Experience, onde arte e tecnologia andam juntas para que o espectador tenha uma experiência mais realista.

Para contar a história desse grande artista a exposição recriou parte de invenções de Da Vinci em tamanho natural, reuniu desenhos sobre seus estudos de anatomia, analisou e revelou segredos de suas pinturas mais famosas e outras curiosidades sobre sua vida e legado.

44
45
43

Tudo isso, de forma super acessível para todos os públicos, disponibilizando rampa e facilidade para cadeirantes, escrita em braile para cegos, e até aplicativos para baixar no celular, dessa forma o espectador poderia usar o wifi gratuito do local para baixar o app e ouvir as descrições das obras durante sua visita.

Conhecendo Da Vinci

Na primeira parte da exposição temos acesso às informações sobre seus Códices, anotações feitas durante a vida de Da Vinci onde continham muitas de suas ideias, invenções e pensamentos.

46

Como esses Códices são objetos muito frágeis, foi feita uma recriação em tamanho real onde é possível ver algumas anotações. Algumas folhas também foram impressas na parede da exposição para melhor visualização.

O Alfabeto também é mensurado, já que sua escrita é da direita para a esquerda. Com isso, muitos estudiosos dizem que era uma forma de Leonardo proteger suas ideias e outros acham que eram apenas para não borrar as folhas.

47

Outros elementos são apresentados, como sua biografia completa, maquetes de cidades, e outras criações como carrinhos operado por manivela e carro autopropulsionado, uma espécie de palco para uma grande peça teatral da corte de Milão.

69
70

Também é feita uma comparação da vida de Leonardo da Vinci com o período em que estava vivendo, na qual ocorreram diversos acontecimentos importantes para a história. 

49

Essas informações também estão disponíveis em algumas telas interativas espalhadas por toda a exposição. Dessa forma, o espectador pode ir mais afundo na obra que mais lhe interessar, descobrindo muito mais do que é possível ver a olho nu!

48

Invenções, Pinturas e Estudos

Na segunda parte, temos um extenso salão com recriações das invenções de Da Vinci com relação ao estudo do vento, mecânica, música, pintura e estudos sobre anatomia. 

Por isso, é possível encontrar objetos como aviões, asas enormes de morcegos para possíveis produções teatrais, protótipos de paraquedas, instrumentos musicais portáteis e etc.

51
66
65
67

A recriação da obra “sala de espelhos” possibilita a interação, onde o espectador pode entrar e ser capaz de ver todas as partes (de si mesmo) inúmeras vezes.

Além disso, existe um buraco fora dessa sala que dá vista para dentro. Com isso, é possível conferir o que Leonardo quis dizer e também pode ser uma boa ideia para uma bela foto!

53
54

As obras de arte de Da Vinci também estão presentes através de reproduções em tamanho real, com descrições do museu ao qual pertence e até uma curiosidade sobre uma das obras. 

Veja mais: 7 ideias de obras de arte pra decorar a sala de estar.

64
IMG_3556
IMG_3558

É nessa parte que também é possível conferir em tamanho real, duas de suas mais famosas artes, o “Homem Vitruviano” e o seu “auto retrato”, ambas peças tiveram que ser recriadas pois são peças frágeis e que infelizmente não pode ser exibidas nem transportadas.

55

A parte com elementos de mecânica é uma boa forma de interação com o público, pois algumas obras estão disponíveis para tocar e mexer, dando mais sentido ao entendermos o funcionamento da invenção.

56

Por último, temos quadros com os esboços e desenhos de seus estudos de anatomia. Uma tela interativa está neste ambiente para auxiliar o espectador no aprofundamento desses estudos.

A sala principal

Com cerca de 37 telões de até nove metros de altura espalhados em um espaço de 800 m² a sala principal convida você a passar alguns minutos inserido na vida e obra de Da Vinci. 

57
IMG_3577

Através de vídeos, a exposição conta em poucos minutos sobre a vida do artista, mostra algumas de suas pinturas onde é possível ver até os detalhes das pinceladas, conta as explicações por trás de suas obras como a “Última Ceia”, a escultura de cavalo de “Sforza” e sobre a proporção áurea que explica a obra “O Homem Vitruviano”.

Suas músicas também são reproduzidas nesta sala, onde os telões mesclam imagens, textos e informações extras sobre esse grande gênio.

Como a sala é bem grande é possível sentar em cadeiras e bancos espalhados ou até mesmo no chão para aproveitar a experiência.

Objetos de Guerra

Nem só de arte, engenharia, escultura, arquitetura, biologia e música vivia Leonardo. Ele também foi inventor de muitos objetos de guerra.

IMG_3580
58
59

Nessa penúltima parte da exposição, é possível encontrar as recriações de metralhadoras, escadas de assalto, objetos de mergulho, canhão e esboços preparatórios da “A Batalha de Anghiari”.

60
61
62

Gran finale: Mona Lisa

Em uma exposição de Leonardo da Vinci não pode faltar uma de sua mais conhecidas obras de arte, a tão misteriosa Mona Lisa.

Veja mais: Mona Lisa é recriada em 3D para exposição de Da Vinci no Louvre

IMG_3587
IMG_3589
IMG_3593
IMG_3591

De forma bem educativa a exposição explica quem foi Mona Lisa, conta 25 segredos por trás da criação dessa obra e apresenta o modo como ela foi criada através de quatro etapas principais.

IMG_3599

Além disso, explicam o que aconteceu com a pintura ao longo do tempo, apresentam algumas opções de visualização com infravermelho como: a imagem preto e branco, a imagem com a cor verdadeira e a imagem com a cor de atualmente.

IMG_3597

Depois de mais de aproximadamente uma hora e meia de exposição de reproduções de obras de arte de alta qualidade das famosas pinturas de Leonardo da Vinci, é possível conhecer mais profundamente a criação de Mona Lisa. 

Veja mais: Conheça a Galeria de Arte Contemporânea da Artluv

E com todo esse conteúdo absorvido essa é a hora perfeita para tirar uma foto com a Mona Lisa em tamanho real, com mais de 9 metros, em preto e branco… Enfim, é hora de usar a criatividade para aproveitar o ambiente.

IMG_3602
IMG_3609

Hora das recordações

Depois saber sobre tudo esse incrível Gênio da história e passar pela lojinha da exposição, você pensa que acabou? Não! 

Tem mais um pequeno espaço com o cenário idêntico ao da Mona Lisa com direito até a moldura para o espectador tirar sua foto e guardar na recordação.

IMG_3634

A tendência é que aos poucos esse tipo de exposição se torne frequente tanto no Brasil quanto no mundo! 

Para você que chegou até o final do post e pode ir até a exposição vá! Existem muitos elementos não citados aqui que irão te surpreender.

Para quem não puder, fique com o melhor da nossa visão sobre essa exposição tão inspiradora e necessária para o momento.

Informações Adicionais

Exposição: Leonardo da Vinci – 500 ano de um gênio
Data: 02 de novembro de 2019 a 01 de março de 2019
Local: MIS Experience – Rua Vladimir Herzog, 75
Preço: Inteira R$ 30,00 | Meia R$ 15,00 | Terça-feira GRATUITO

Imagens e texto: Talita Ignacio

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário