fbpx

Artista Pas revitaliza muro em bairro do Brás

Confira o movimento de revitalização organizado pelo Artista Pas Schaefer no bairro do Brás em São Paulo​

O Artista Pas Schaefer, conhecido pelo seu estilo Street Art, está coordenando um dos muitos Mutirões de Graffiti que irão acontecer no bairro do Brás em São Paulo. A finalidade é de transformar positivamente os espaços públicos e inspirar pessoas a viverem com mais coragem e propósito nessa região.

Por isso, nós da Artluv (plataforma oficial apoiadora da revitalização), com o objetivo de espalhar ainda mais a arte entre as pessoas, estivemos presentes no mutirão que aconteceu nos dias 18, 19 e 21 de Abril para contar com mais detalhes como está sendo o processo.

Como surgiu a ideia?

O movimento surgiu do conceito de que é função de todos os cidadãos contribuírem para o cuidado e preservação de seu bairro. Portanto, Pas acredita que o próprios moradores precisam resolver os problemas como: o bairro ser feio, mal iluminado, sujo, perigoso etc. 

Então, Pas conversou e propôs aos moradores do bairro do Brás (local em que vive), a resolução desses problemas através de propostas de revitalização.

“O bairro é malcuidado então vamos fazer ações para cuidar do bairro. O bairro é um dos menos arborizados de São Paulo, vamos torná-lo um bairro verde. O bairro é muito sujo, vamos fazer ações de limpeza.”

Mesmo propondo essas ações a galera não organizava nenhum movimento, então Pas se propôs a ajudar como pode. Como Artista, se encarregou de transformar o local dando vida aos muros de casas, viadutos e estabelecimentos com seus grafittis e pinturas. 

Isso não seria possível se ele não tivesse a ajuda de mais de 167 voluntários. Desde amigos, até moradores do próprio bairro, público no qual Pas quer mais atingir.

Qual o objetivo do movimento?

A ideia é incentivar os mais de 4.000 moradores da região do Brás a participarem das ações sociais do bairro contribuindo para as melhorias, se divertir e conhecer pessoas. Além disso, esse movimento contém cinco pilares, fazendo com que o bairro seja:

  • Mais verde
  • Mais limpo
  • Mais lindo
  • Mais seguro
  • Mais divertido

Antes de começarem com as ações do dia, Pas oferece um café da manhã coletivo para os voluntários. Também, dá orientações sobre como funciona o processo e, o mais importante, é que no final do evento o local esteja mais limpo do que estava antes de começarem a pintar. Dessa forma, Pas acredita que essa ação seja bem vista pelos moradores do local e os inspirem a colaborar no cuidado do bairro.

E esse processo se dá através da construção da história do bairro que é baseada em imigrantes. Por isso, a proposta desse mutirão de graffiti é a criação de desenhos de penas que simbolizam as aves que fazem seu fluxo migratório passando a mensagem de favorecer a diversidade.

Isso não é nada de especial nem fora do comum, é apenas uma visão do problema, que Pas pode ajudar de alguma forma a resolver.

“As pessoas que estão participando desse movimento não estão aqui porque foram cobradas, estão aqui porque abraçaram a ideia de ajudar a resolver um dos problemas do bairro do Brás e eles estão se divertindo e aprendo a pintar.”

Logo, a ideia é que esse movimento continue sendo divertido por muitos finais de semana, que as pessoas possam conhecer pessoas novas, que estão ao lado, mudar seus hábitos e forma de pensar sobre a região onde vivem, para assim, construir um bairro muito mais tranquilo de viver.

Quais serão os próximos passos?

A expansão para outros bairros também está incluída na ideia – “Se você ver um bairro bonito vai querer que o seu seja igual” –. Então se cada vez mais pessoas ficarem sabendo dessas ações Pas acredita que, será possível expandir a ideia de resolver e revitalizar os problemas de outros bairros além do Brás.

Contudo, Pas espera que através desse movimento surjam muitos outros nos quais as pessoas de um mesmo bairro se conectem, se divirtam e continuem propondo outras ideias como: aprender a plantar ou aprender a fazer música. 

“Já estou até conversando com uma galera que produz som por aqui no bairro e quem sabe nos próximos movimentos podemos melhorar ainda mais a participação de todos durante o processo de pintura com uma música?” – diz Pas sobre suas expectativas futuras.

O próximo movimento acontecerá nos dias 04 e 05 de maio no mesmo local pois será uma continuidade da história do bairro do Brás. 

Então, se você for morador da região fale com o Pas via Instagram e contribua para a revitalização desse bairro tão importante para a cidade de São Paulo.

Conheça um pouco mais do trabalho do Pas Schaefer:

Esperamos que tenha gostado do post. Deixe nos comentário o que achou dessa iniciativa incrível.

Compartilhe com seus amigos também e espalhe essa ideia!

Até o próximo post #artlovers!!

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário