fbpx

Cinco dicas de marketing digital para artistas

Para um artista ter mais visibilidade no mercado da arte é fundamental estar presente também no mundo digital!

Cinco dicas de marketing digital para artistas - imagem1

Esse mundo é mais conhecido pelo nome de marketing digital. Bem, é ao menos é uma das áreas que o artista pode usar como ferramenta essencial.

 Através de um conjunto de ações de comunicação, o artista pode utilizar a internet  para fortalecer-se como marca e aumentar o alcance de sua arte para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Isso acontece devido ao momento atual onde a tecnologia faz parte do dia a dia de todos, seja no trabalho, no lazer, nos estudos… Enfim, é aproveitando esse momento que artistas ficam com agendas lotadas só de trabalhos que conseguem por redes sociais ou sites.

Confira a entrevista com o artista Tito Ferrara

Basta perceber que a fluidez da informação na internet é enorme e não para!

Isso significa que, mesmo com pouco ou nenhum investimento, é possível alcançar investidores em uma velocidade e escala incomparáveis em relação aos métodos tradicionais, como exposições em galerias e eventos de arte. Mas é preciso dedicação, nada acontece por acaso.

Conheça a Comunidade de Artistas da Arluv

Além disso, pesquisas apontam que em breve a internet superará o alcance da TV, ou seja, as pessoas passarão mais tempo consumindo conteúdo na internet do que na TV ou rádio. Hoje já existem mais celulares, que pessoas no Brasil.

Por isso, estar presente no mundo digital é importante para sobreviver e, por enquanto, se destacar no mercado, pois ainda existem artistas que ainda preferem os meios tradicionais.

Pensando nisso, nas próximas linhas, você conhecerá 5 dicas de marketing digital para artistas:

Cinco dicas de marketing digital para artistas - imagem2

1 – Tenha uma biografia

Ter uma biografia relevante e otimizada é essencial para que o cliente possa conhecer sua carreira artística. Além disso, você transmite segurança para o investidor desenvolvendo uma percepção positiva da sua arte, o que, consequentemente será convertido em vendas de obras e indicações para futuros trabalhos.

Com uma biografia bem escrita, rica em palavras-chave para ser encontrado mais facilmente pelos motores de busca, você, com certeza, terá uma visibilidade maior na hora em que procurarem por obras que utilizem a sua técnica.

Portanto, faça uma biografia completa, o cliente precisa te conhecer, saber quais foram as suas experiências, quais as técnicas que costuma utilizar, quais são suas inspirações e outros detalhes que fazem parte da sua carreira.

Ah, e não se esqueça de criar um resumo da sua biografia para as redes sociais e atualize sempre que tiver em uma nova fase, seus fãs e seguidores querem saber das suas novidades!

2 – Tenha um portfólio online

Além da biografia, onde você deve cativar o cliente por texto, agora é hora de mostrar o melhor da sua arte de forma visual

Um portfólio bem feito possui altas taxas de conversão em vendas, além de permitir que os investidores criem uma conexão com os seus trabalhos.

Conheça a Galeria Online da Artluv

Como esse post fala sobre estratégias de marketing digital para artistas, uma das formas de você ter um portfólio que alcance muito mais pessoas do que um documento impresso é através da internet.

Dentro da infinita web você tem uma série de ferramentas onde é possível disponibilizar seus trabalhos de diversas formas como em imagens, vídeos, entrevistas, matérias em revistas e jornais e etc. Se você não criou sua galeria de artista ainda, clique aqui e use todos esses recursos.

Contudo, o mais importante é inovar ao criar, se inspire nos artistas que são referência no mercado e estão bombando nas redes, aprimore e crie a sua própria identidade. Temos certeza de que existe o investidor certo para adquirir a sua arte.

3 – Seja ativo nas redes sociais

De acordo com um estudo recente da consultoria Strategy Analytics foi possível identificar que em torno de 2 milhões de pessoas no mundo já possuem conta em ao menos uma rede social.

Visite o instagram da Artluv.

Um outro fator importante quando falamos em redes sociais é o alcance que ela pode ter. Só no Facebook são mais de 83 milhões de contas abertas no Brasil.

Através desse números é possível perceber o poder do alcance que você pode ter se unir sua arte as redes sociais.

Então, se você ainda não investe tempo criando conteúdo nessas redes, pode estar perdendo muitos clientes e se afastando do sonho de viver de arte.

Não estamos dizendo que é impossível viver da forma tradicional, mas se todos os dados que já apresentamos aqui comprovam que se expor ao mundo digital é favorável para aumentar sua suas chances de viver de arte, por que não fazer? 

Cinco dicas de marketing digital para artistas - imagem4

Se você optou por fazer, escolha as redes com mais possibilidade de interação com seus fãs  e seguidores e poste conteúdos com frequência, essas plataformas beneficiam quem mais interage nelas. 

Visite o Pinterest da Artluv.

Converse com seus seguidores, um dos benefícios que as redes sociais nos trazem é a possibilidade de aproximação com seus seguidores. Portanto, estimule eles a viralizarem os conteúdos postados no seu perfil e veja o poder que a internet pode trazer para o seu trabalho.

Promoções, parcerias e ações personalizadas são boas formas de conseguir esse nível de engajamento e aumentar suas vendas no médio prazo.

4 – Faça contato com outros artistas

Assim como acontece em outras áreas, o mercado da arte é movido sempre por boas formas de se relacionar e o melhor da era digital é que esse relacionamento pode ser feito diretamente do seu celular, basta procurar pelo perfil que quer e enviar um direct.

É através da internet que você pode interagir com artistas, trocar experiências, compartilhar seus trabalhos e até aprender técnicas possíveis de aplicar no seu trabalho e trazer resultados positivos.

Conheça a Mentoria Artística da Artluv

Cinco dicas de marketing digital para artistas - imagem3

Entretanto, essa é uma tarefa que exige cuidado, tempo, consistência e sinceridade, pois é através dessas conexões que podem surgir incríveis parcerias e até amizades!

Contudo, o relacionamento com outros artistas, marcas e galerias via internet  fará seu trabalho se espalhar entre as mais diversas comunidades de amantes de arte que existem no vasto mundo digital. 

5 – Aposte em Plataformas Digitais.

Até agora você aprendeu a como construir seu material de divulgação e como usar as redes sociais, e isso é ótimo. Só aí, você já aumentou muito suas chances de ser encontrado. Mas encontrado onde?

As alternativas na web são imensas, de sites e blogs a plataformas, comunidades, fóruns… E isso que nem estamos contando com as redes sociais.

Cinco dicas de marketing digital para artistas - imagem5

Entretanto, pensar em construir e manter um site ou blog pode ser muito trabalhoso. Já pensou ter que ficar criando conteúdos, cuidando de e-mails, enviar propostas, fazer negociações, divulgações e mais um monte de tarefas que são necessárias no processo venda de uma obra?

Certamente, isso não é o que você procura quando quer expor seu trabalho na internet. 

Você quer um lugar seguro, que facilite o processo, faça sua divulgação e consiga vender suas obras ou indicá-lo para criar trabalhos personalizados.

Por isso, Plataformas Digitais são a aposta quando o assunto é expor obras de arte na internet.

Artluv é referência em marketplace de obras de arte

Basta você fazer o cadastro, adicionar sua biografia e portfólio, adicionar seus contatos, redes sociais e aguardar a curadoria. Em poucos dias, você já estará expondo suas obras para todo o ecossistema de arte. Além disso, você amenizará as burocracias de cuidar de um site, ou até mesmo de fazer negociações.

É dessa forma que foi criada a Galeria de Artista Premium da Artluv, onde o artista pode expor suas obras de forma fácil e segura através de 3 opções de planos: Profissional, Standard ou Free.

É hora de colocar em prática!

Criando a sua Galeria você pode participar ativamente de divulgação nas redes sociais, e-mails de newsletter, blogs e até aparecer em matérias na tv, revistas e jornais.

Como nas redes sociais você, artista, também pode ter informações de acessos em sua Galeria e poderá interagir com outros artistas que expõe na Artluv, essa é sua hora de praticar seu relacionamento.

Colocando essas dicas em prática de forma consistente, você estará expondo suas obras de forma profissional onde terá muito mais chances de ser encontrado, lembrado e admirado!

Artista, já está pronto para melhorar os seus resultados usando o marketing digital para vender sua arte?

Por onde você pretende começar?

Se quiser mais dicas de como conseguir viver de arte, baixe nosso ebook gratuito: O Artista e o Marketing – Como se tornar um Artista Influenciador

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário