fbpx

Como a Igualdade de Gênero pode mudar uma Indústria Bilionária

A paridade em dias atuais é mais que necessária. Na verdade, se trata mais de uma justiça social, que uma disputa para a integração feminina no mercado artístico. 

Anteriormente falamos sobre a disrupção feminina no mundo da arte e de como as artistas vem ganhando espaço nesse mundo, entretanto, sinto-me obrigado a continuar levantando esse assunto, para cada vez mais destacar o abismo que ainda temos quando falamos em diferença no mundo dos negócios por conta do sexo biológico.

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

O maior mercado de arte, que hoje é o EUA, contribui com mais de US $ 200 bilhões para a economia. Obviamente, com um valor de impacto tão alto, você deve imaginar que existe espaço para todos na “caixa de areia do mundo da arte”, ou que, “o sol é tão grande, que deve brilhar para todos, já que há muito espaço”, entretanto, não é bem assim. Infelizmente esse espaço foi e ainda permanece isolado. As mulheres, especialmente, têm dificuldade em entrar no mundo da arte, muitas vezes desempenhando o papel de musas, em vez de serem celebradas como artistas por direito próprio.

Em 2018, 87% de todos os artistas nas coleções de museus dos EUA eram homens brancos. E não é porque as mulheres não estão trabalhando. Elas estão criando tanta arte quanto os homens, mas estão obtendo apenas um terço das oportunidades de exibir sua arte em museus. De acordo com pesquisas consolidadas  51% dos artistas visuais que trabalham hoje são mulheres, mas apenas 27% das exposições individuais foram para artistas mulheres nos últimos seis anos.

Elas estão ganhando menos

COMO A IGUALDADE DE GÊNERO PODE MUDAR UMA INDÚSTRIA BIOLIONÁRIA

(imagem: pexels)

Essa desigualdade também se estende aos bastidores. A pesquisa mostra que as trabalhadoras de arte ganham em média  US$ 20.000 a menos por ano do que os homens. E enquanto as mulheres compõem a maioria da equipe profissional de museu de arte, eles permanecem sub-representadas em posições de liderança, de acordo com um Inquérito Demográfico Art Museum Staff 2018 .

 

Mais do que alguns estudiosos e curadores tentaram corrigir o desequilíbrio, reconhecendo obras de mulheres que foram subvalorizadas ou sub-reconhecidas. Os próprios artistas também defenderam em seu próprio nome.

A AIR Gallery (Artists in Residence) foi fundada em 1972 como a primeira galeria cooperativa exclusivamente feminina dos EUA, impulsionada pela missão de desafiar os estereótipos sobre as mulheres artistas e destacar seu talento e diversidade, a AIR liderou a exibição de arte por mulheres em galerias comerciais na cidade de Nova York em uma época em que eram quase todas exclusivamente masculinas. Na década de 1980, as Guerrilla Girls entraram em cena como um grupo de artistas feministas cansadas, que convocou líderes e instituições específicas no mundo da arte que não haviam feito sua parte pela igualdade. Não é nenhuma surpresa que eles ainda estejam ativos hoje.

 

As mulheres podem criar e criam obras de arte excepcionais, e quando galerias e museus ignoram suas contribuições, são forçadas a fazer barulho ou encontrar públicos alternativos. É aqui que as galerias digitais desempenham um papel fundamental para garantir que as mulheres artistas estejam em pé de igualdade com seus colegas homens.

Elas estão transformando o mercado

COMO A IGUALDADE DE GÊNERO PODE MUDAR UMA INDÚSTRIA BIOLIONÁRIA-galeria de arte online

(imagem: pexels)

Assim como muitas outras indústrias no século 21, o mundo da arte está passando por uma transformação voltada para a igualdade, especialmente depois de movimentos como #MeToo, que ajudou a impulsionar mudanças mais rapidamente no cinema e em outras indústrias criativas. Agora, mais do que nunca, estamos vendo aqueles em posições de liderança se esforçando para tornar o mundo um lugar mais acolhedor e inclusivo para aqueles que geralmente foram excluídos, e o mundo da arte não é diferente.

Mudanças estão acontecendo, mas essas mudanças sistêmicas exigem tempo e comprometimento.

 

Os curadores deveriam querer representar mais mulheres em suas galerias.Estudos mostram que quando se trata de obras negociadas no mercado de leilões, os preços das mulheres estão subindo muito mais rapidamente do que os preços das obras dos homens. Apesar disso, as obras de mulheres ainda representam insignificantes 2% do valor total da arte vendida em leilões tradicionais. O ímpeto está aí, a ação deve seguir.

 

O estudo publicado na última edição da publicação online In Other Words da subsidiária da Sotheby’s Art Agency Partners, considera as obras vendidas mais de uma vez, comparando o diferencial de preço da arte feminina  no índice All Art-Female ao da obra por homens no índice All Art-Male.

Mei Moses da Sotheby’s descobriu que, entre 2012 e 2018, os resultados das vendas aumentaram apenas 8% para os homens, enquanto as mulheres viram o preço do seu trabalho subir espantosos 73%. Em comparação, o estudo descobriu que os mercados de revenda para homens e mulheres eram quase os mesmos nos 50 anos anteriores. Artistas mulheres contemporâneas ativas após 1945 viram o maior impulso, revendendo por 87,7% a mais do que seus colegas homens. Outras artistas mulheres superaram os homens em 30,7%.

 

Obras de mulheres continuam sendo uma pequena minoria de todas as obras de arte vendidas em leilão. Em 2018, 92% de todos os lotes e 95% do valor total da arte vendida em leilão foram criados por homens, de acordo com o Art Basel e o UBS Global Art Market Report 2019 .

De acordo com um relatório do Secretário-Geral da ONU (em inglês) “Os custos de desenvolvimento econômico e humano das grandes e persistentes lacunas de gênero na economia são enormes”. O relatório também mostra que níveis mais altos de igualdade de gênero levam a maiores níveis de crescimento econômico. Quando as mulheres alcançam posição igual no mundo da arte, imagine quão rapidamente esse valor de mercado de 

US $ 760 bilhões aumentaria? As artistas femininas estão ansiosas por ocupar seus lugares nas paredes das galerias e não há dúvida de que o mundo da arte se beneficiaria com seu talento e liderança.

 

Como plataformas mais democráticas, as galerias de arte online como a Artluv, está na verdade corrigindo problemas que permaneceram silenciosamente nas sombras por décadas. É imperativo que qualquer pessoa atualmente em uma posição de liderança em arte e cultura faça sua parte para ajudar a remediar a lacuna de oportunidades para artistas sub-representados. Em vez de esperar passivamente que o desequilíbrio se corrija, todos nós no mundo da arte devemos buscar ativa e apaixonadamente a representação igual para as mulheres e todos os outros grupos que foram historicamente deixados para trás.

 

Na Artluv, nós abrimos espaço para todos, justamente porque entendemos que todos são iguais e que o que realmente importa, é a arte que o artista desenvolve.

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário