fbpx

Exposição Prototyping in Tokyo pelo designer Shunji Yamanaca

Shunji Yamanaca, engenheiro, designer e professor do instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, conhecido pela criação de inovações tecnológicas e desenvolvimento de projetos com a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), em parceria com a JAPAN HOUSE São Paulo, apresenta a exposição Prototyping in Tokyo.

Yamanaka revelará trabalhos que são expostos apenas em comunidades fechadas com o objetivo de evidenciar a importância dos protótipos como base do processo de criações tecnológicas, discutir a relação do homem com o objeto artificial e do design focado nas características dos materiais.

A exposição é interativa, os visitantes poderão tocar em algumas peças, experimentar confecções em impressão 3D, acompanhar diferentes métodos de produção, além de ter acesso a esboços de ideias.

A mostra será dividida entre: protótipos de estrutura e movimento; textura e sensação tátil e de extensão corporal. No total, serão exibidos sete projetos que revelam inspiração na natureza e na alta tecnologia e aliam o senso estético japonês.

Rabbit Project e Ready to Crawl são dois protótipos da exposição que impressionam pela riqueza de detalhes, tanto na forma como na capacidade de movimentos. Traduzido para o português, Pronto para Rastejar é um projeto que explora modos de movimento com robôs que possuem diferentes formas de locomoção. E o Projeto Coelho, busca a harmonia entre seres humanos e materiais artificiais com próteses elaboradas para esportistas de alto desempenho.

Exposição Prototyping in Tokyo

De 27 de março a 13 de maio de 2018
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita

Fonte: Japan House

Hermes Santos, artista plástico e designer da Artluv, também trabalha com a união entre tecnologia, design e arte criandoesculturas em impressão 3D.

A técnica, que já é reconhecida por grandes instituições de arte, consiste na deposição de materiais em camadas para formação de um objeto físico. As peças passam por um processo criativo onde são idealizadas, desenhadas e programadas pelo artista com muita precisão técnica antes da impressão propriamente dita.

 

Hermes Santos

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário