Obra “Girl with Balloon”, do artista Banksy, se auto destrói após ser vendida por mais de 1 milhão de libras

 A obra “Girl with Balloon” , de Banksy, foi colocada à venda na noite do dia 5 de outubro de 2018 em um leilão na famosa Sotheby’s, sociedade de vendas por leilão em Londres. Quando o estêncil foi arrematado por 1,4 milhão de libras ( cerca de R$ 7 milhões), a obra se auto destruiu diante de todos frequentadores de leilões presentes.
 
 
Banksy é um artista de rua, pintor, ativista e diretor de cinema conhecido pelas criticas sociais, políticas e comportamentais que representa em suas obras. É notório sua contraposição ao poder e autoridade. E apesar de não criar caricaturas ou ser humorístico, suas obras levam o expectador ao riso por se identificar. São agressivas e sarcásticas artes de rua, que estão espalhadas por cidades de todo o mundo.
 
Mural "Girl with Balloon" de 2002. Artista: Banksy
 
Girl with Balloon” foi grafitada por Banksy no muro de uma loja localizada em Londres, em 2002. Dez anos depois um cartão com a imagem da obra foi vendido por cerca de 73 mil euros. A obra ficou famosa mundialmente, assim como o artista e outras obras de sua autoria.
Em 2017 a obra foi escolhida como a favorita da nação britânica, 20 mil pessoas votaram numa seleção de 20 obras de artistas como: John Constable, Jack Vettriano, JMW Turner, Antony Gormley.
 
 
Após ser arrematada por mais de 1 milhão de libras, durante os aplausos de todos que estavam presentes, a obra passou por um dispositivo interno triturador de papel e saiu picotada na parte de baixo da moldura enquanto o alarme de segurança disparava causando expressão de espanto em todos presentes.
Após a brincadeira, Banksy postou em seu Instagram o momento em que a obra foi destruída com a legenda “O impulso de destruir é também um impulso criativo” de Pablo Picasso. Disse que o dispositivo foi adicionado à obra 4 anos atrás e que seria acionado mesmo se a obra fosse a leilão. No Sábado também postou um vídeo sobre a confecção do dispositivo. Acompanhe abaixo:
 
 
A investidora, que também se assustou com a brincadeira, decidiu ficar com a obra, que também mudou de nome para “Love is in the Bin“, traduzido para o português, “O Amor Está na Lixeira”. Estimada por inúmeras pessoas estar valendo mais ainda, pois está mais única. 
A arte de rua brasileira também se mostrou presente em galerias e espaços internos nos últimos anos, superando limites estabelecidos para Street Art no passado. Binho Ribeiro foi o artista percursor dessa modalidade de arte aqui no Brasil e curador de grandes projetos de exposição de Gaffiti nas ruas e como Fine Art. Conheça o trabalho o artista aqui na Artluv.
Também é artista? Crie a sua página na Artluv, plataforma de arte e tecnologia, e exponha para milhões de pessoas. Clique aqui para começar.
 

Comentários

Adicionar um comentário

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário
    keyboard_arrow_up