fbpx

Intervenção Digital no Mundo da Arte

E por falar em polêmicas, nós reacenderemos o fato das intervenções tecnológicas dentro da arte e você está aqui para discutir isso.

 

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

arte-e-tecnologia

(imagem: canal de ensino)

No artigo anterior, falamos sobre o que a inteligência artificial tem feito pela arte e esse assunto, levantou certa polêmica em redes sociais, uma vez que, nem tanto somente na arte, mas em diversas áreas, esse tema de envolvimento tecnológico, é algo muito complexo, pois, estamos num dilema entre, o que pode ser intervenção? Ou na verdade, uma série de dilemas, como:

Até aonde vale a intervenção da tecnologia na arte?

O quanto uma intervenção de tecnologia dentro da arte, pode realmente ser considerada realmente uma obra de arte?

O que é uma obra de arte com intervenção tecnológica?

Bem, esse tipo de pergunta, ou melhor, esses tipos de perguntas, são questões realmente atípicas, que podem fazer certa diferença em como o mundo encara ou não a arte.

Acontece que apesar de certas polêmicas por conta do assunto, é algo que devemos discutir de forma inteligente e adulta, para a quebra de preconceitos em relação ao tema Digital x Arte.

Se podemos falar algo dos artistas, é que eles têm em suas veias, o fator inovação, além do fator trabalho, então, eles costumam criar com tudo o que têm à mão. Não tão distante, na era digital, a maioria deles costuma trabalhar com smartphones e internet (instrumentos) para a criação de produção artística, tanto como de sua criação (softwares de design), até mesmo exposição (plataformas de divulgação e galerias online como a Artluv). 

4-e1580752274116-1000x563

(imagem: canal de ensino)

Uma intervenção muito grande, feita por um artista, que viralizou no início do ano, foi a do artista Simon Weckert, que em Berlin, puxou pelas ruas um carrinho com 99 celulares ligados ao Maps do Google, induzindo o mapa virtual a acreditar que havia um intenso trânsito por onde Weckert andou.

artist-uses-99-phones-trick-google-maps-2-600x600

(imagem: olhar digital)

Os 99 celulares utilizados pelo artista para o projeto.

maxresdefault

(imagem: olhar digital)

Com o Maps e suas dificuldades em diferenciar veículos que não sejam motos ou carros, o trabalho foi bem sucedido. O artista descobriu a falha ao acompanhar as manifestações do Dia do trabalhador, em 1º de maio, na Alemanha.

 

A multidão que estava nas ruas era, no Maps, linhas vermelhas que indicam trânsito. “Eu estava interrompendo o sistema ao participar dele”, disse.

Weckert usa o mundo digital e suas ferramentas para explorar falhas no sistema, ou seja, ele faz um verdadeiro “hack”, que inclusive, foi a palavra utilizada para dar nome e vida ao projeto.

Para Gilles Dawidowicz, consultor do Google Maps na França, o artista não demonstra um problema do sistema, mas a esperteza do alemão. “Não há um erro do Google Maps. O Maps é baseado em algoritmos e aprendizado de máquina. O computador nunca enfrentou uma pessoa com 99 smartphones. Esse não é um caso previsto em nossos três cenários de avaliação de congestionamento, sendo o mais pessimista, portanto, ativado neste caso”, explicou o geógrafo ao jornal Le Parisien.

Diversos meios de inovação e intervenção dentro da arte tem surgido para ajudar a espalhar a arte pelo mundo, ou, levá-la a mais e mais pessoas, com mais veracidade, buscando preservar a alma/essência artística de cada trabalho.

E você?

O que pensa sobre isso?

O que pensa sobre a intervenção tecnológica dentro da arte?

O que pensa sobre a IA e a Arte?

Você, como amante de arte, está disposto a consumir arte feita por IA?

Você, como amante de arte, está disposto a consumir arte feita com tecnologia?

Conta pra gente!

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário