fbpx

Jornada pelo realismo

O realismo surgiu na europa, com a proposta de retratar a vida como ela é, até hoje por muitos ainda é um dos estilos de arte mais admirados.

O movimento

O realismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa em contra partida ao romantismo. Com a proposta de retratar a vida como ela é, sem firulas ou idealizações. Sendo assim começou um dos movimentos artísticos que até hoje por muitos ainda é um dos estilos mais admiráveis. Mas mesmo retratando algo tão comum como a rotina e a realidade, todos se encantam e se divertem ao ver pinturas que mais parecem fotos. As técnicas utilizadas são bem abrangentes. Desde esculturas e realidade virtual até pinturas, com tinta óleo, acrílico e surpreendentemente até mesmo aquarela.

A exposição

A exposição 50 anos do Realismo na CCBB trouxeram belíssimas obras de vários artistas. Ao entrar no prédio havia uma escultura um tanto curiosa ao lado de dois quadros. A primeira vista nada muito impressionante, até ver uma estranha mala jogada no chão, ao lado de uma mão uma manga longa que se estende indo para os andares mais altos do prédio e finalmente notar que era uma escultura.

Ao descobrir que a exposição se estendia pelos outros andares as coisas começam a ficar mais interessantes. Quadros com paisagens desde paisagens urbanas, até as rurais. Algumas com famílias e humanos em seu dia a dia. Outras apenas com carros e afins. Sendo assim, tão perfeitas se parar para ver algumas dão a impressão de que se está olhando pela janela.

Em um outro andar obras voltadas a figuras humanas, perfeitas em cada detalhe. Na sala havendo duas esculturas, porém tão perfeitas que se tornam as atrações da sala. Algumas figuras conhecidas como Zombie Boy ganharam vida em pinceladas muito habilidosas. Mas as faces não tão conhecidas não deixam de impressionar e encantar quem visita a sala.

Descendo mais um pouco chegamos a uma sala aonde há muitas pinturas interessantes. Algumas com objetos como latinhas, buquês de dinheiro, libras esterlinas e outras mais nostálgicas. Passando pelo corredor, do outro lado variavam entre arquitetura paisagens naturais e urbanas.

Por fim, no andar final, a realidade virtual entrava em cena. Algumas interativas, pareciam jogos de videogame. Outra era apenas vídeos, com musica ou algum tipo de interação. Foi o andar mais estranho e inesperado, porém foi divertido. Além das obras interativas ainda contava com esculturas bem peculiares e interessantes. 

O local

Toda a mostra é estonteante, indo de obras engraçadas e estranhas até belíssimas pinturas, mais tradicionais. O local é muito bonito também. É necessário deixar bolsas e mochilas em um guarda volumes. Também há lugar para recarregar o celular, tomar café, uma lojinha com várias lembranças. Há bebedouros pelo local e banheiros também, a entrada para o evento é gratuita, para mais informações basta Acessar Aqui!

Venha saber sobre mais exposições e visite nossa loja com obras originais e numeradas de nossos artistas!

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário