Instituto Tomie Ohtake traz ao Brasil, em São Paulo, a exposição “Da forma à ação” realizada em Miami (2016) em homenagem ao expoente da arte cinética, Julio Le Parc.
O pintor e escultor argentino, que teve papel fundamental para história da arte, vive e produz atualmente em Paris. Enfatiza em suas criações o poder social de objetos e situações de arte não mediados e desorientadores.
Le Parc tem a intenção de superar barreiras entre o espectador e a obra criando diferentes formas de experiências físicas e visuais. Inovou no campo da luz, movimento e percepção, que foram centrais para os movimentos da arte cinética. Além dessa contribuição, suas telas, esculturas e instalações incluem questões relacionadas aos limites da pintura, por meio de procedimentos mais próximos da tradição pictórica, como a acrílica sobre tela, e de assemblages ou aparatos mais propriamente cinéticos.
A mostra realizada foi adaptada para o espaço do instituto reunindo mais de 100 obras do artista, desde dos trabalhos iniciais, pinturas em papel, que mostram o uso de cor para desestabilizar e superfície bidimensional, até os mais conhecidos. Ainda conta com as principais instalações e trabalhos raramente vistos em papel e materiais de arquivo, caixas de luz, obras de contorção, a sequência de três cômodos imbuídos de luz, que oferece aos espectadores uma experiência sensorial de desorientação e outros.
Como diferencial, o evento contará com audioguia e áudio descrição de algumas obras para deficientes visuais.
Visitação até 25/02/2018:
Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros
Terça a Domingo – 11h às 20h.
Entrada gratuita.
Conhece os artistas da Artluv? Clique aqui e encontre obras de arte que vão te encantar!
Você também é artista? Aproveite para criar a sua própria página de artista na Artluv. Clique aqui para começar.