fbpx
Descrição

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno.

A vocação do MAM Rio é arte brasileira – moderna e contemporânea –, da qual possui um dos mais relevantes acervos do país, com obras de Portinari, Tarsila, Volpi, Anita Malfati, Maria Martins, Lygia Clark, Lygia Pape, Segall, Di Cavalcanti, entre muitos outros grandes nomes.

A decisão da escolha da obra de Pollock foi aprovada, conforme seu estatuto, por todas as instâncias do MAM – Conselho Consultivo, Curadoria de Artes Visuais, Comissão de Acervo, Diretoria, Conselho de Administração.

A iniciativa, que vem sendo amadurecida há muitos anos, se deve ao fato de o Museu, um dos mais importantes do país, com reconhecimento internacional desde sua criação, necessitar ter uma receita fixa para desenvolver seus projetos, atualizar seu acervo de arte brasileira e manter sua estrutura nos altos padrões desejados. O PDE garantirá a autossustentabilidade da instituição pelas próximas décadas.

Sediado em um edifício considerado um dos marcos modernistas do país, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy [1909-1964], com mais de cinco mil metros quadrados de área expositiva em seus três andares com espaços destinados a exposições, o MAM Rio está instalado em um terreno com área total de cerca de 40 mil metros quadrados.

Localização
Seguir nas Redes Sociais
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar uma avaliação