fbpx

Ocupação Nise da Silveira – Arte e Psiquiatria

Em sua 37ª edição, o projeto Ocupação Itaú cultural homenageia Nise da Silveira, psiquiatra revolucionária no campo da medicina, arte e filosofia. Entre as únicas mulheres a se formarem em medicina no ano de 1926, foi reconhecida por sua luta contra as terapias de choque e desumanização no tratamento de pacientes com transtornos mentais.

 

 

O trabalho de Nise viabilizou o uso da arte como forma de expressão e investigação do inconsciente e tratamento de pacientes psiquiátricos, além da valorização do afeto, humanização e respeito pelas pessoas designadas aos seus cuidados. Sua atuação demostrou a importância da terapia ocupacional, bem como a revelação de nomes importantes das artes visuais brasileiras.

 

 

A mostra reúne fotos pessoais, vídeos, depoimentos de familiares e amigos, trabalho de seus pacientes, cartas que trocou com Carl Jung (psiquiatra suíço), trabalhos que escreveu e outros objetos que representam os momentos mais significativos de sua trajetória. Grande parte disponibilizado pelo Museu de Imagens do Inconsciente, fundado por ela em 1952 no Rio de Janeiro.

 

O espaço “Ateliê vivo” da exposição é dedicada à interação dos visitantes, onde poderão vivenciar livremente técnicas utilizadas pela médica no período em que trabalhou no Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro.

 

 

Visitação e Ateliê Vivo:

De 25 de novembro a 28 de janeiro de 2018.

Terça a sexta 9h às 20h

Sábado, domingo e feriado 11h às 20h

Entrada gratuita.

 

 

 

 

Já conhecia a história de Nise da Silveira? Visitou o Museu de imagens do inconsciente? Conte para nós a sua experiência aqui nos comentários.

Clique aqui para criar a sua página de artista na Artluv, faça parte do maior hub de arte do Brasil.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário