fbpx

Pessoas de sucesso colecionam obras de arte

Não é sobre valor, mas é sobre valor.

 

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Andy_Warhol_by_Jack_Mitchell

(Imagem reprodução: wikipedia)

“Ser bom nos negócios é o tipo de arte mais fascinante. Ganhar dinheiro é arte e trabalhar é arte e bons negócios são a melhor arte. ” – Andy Warhol – Ator e Cineasta norte-americano.

Warhol acertou, existe arte em ganhar dinheiro, e a arte ganha dinheiro, literalmente.

A arte tem uma história que segue a linhagem dos influentes, famosos e poderosos desde os primórdios da humanidade civilizada.

A história da arte está envolvida com episódios de diversos apoiadores. Estes apoiadores que são filantropos, patronos de grandes empresas e colecionadores, que apoiaram jovens artistas, forneceram uma oportunidade que pintores, fotógrafos e escultores, que ainda cedo iniciaram sua carreira, fossem reconhecidos pelo grande público.

Ler a lista dos colecionadores de arte, é como ler a lista de alguns dos principais executivos do mundo. Não está convencido? 

Listamos alguns dos colecionadores do mercado de arte:

joseph_safra_capa_widexl

(Imagem reprodução: aventuras na história)

Joseph Safra – Dono do Banco Safra

20191105022516_660_495_-_mark_zuckerberg

(Imagem reprodução: olhar digital)

Mark Zuckerberg – Facebook

tamanho-lily-copy

(Imagem reprodução: Glamurama)

Lily Safra – Filantropa e Socialite

entrevista_50_anos_tv_globo_1

(Imagem reprodução: ponto crítico)

Irmãos Marinho – Grupo Globo

bill-gates-1582117373404_v2_1920x1280

(Imagem reprodução: uol)

Bill Gates – Microsoft

20140929174310_1200_675_-_paul_allen

(Imagem reprodução: uol)

Paul Allen – Microsoft

Angela-Gutierrez

(Imagem reprodução: 50emais)

Angela Gutierrez – Construtora Andrade e Gutierrez

bernardo-paz-instituto-cultural-inhotim-20110428-02-original-e1511909662198

(Imagem reprodução: uol)

Bernardo Paz – Idealizador do Centro de Arte Contemporânea de Inhotim

ricardo-brennand

(Imagem reprodução: O globo)

Ricardo Brennand – Empresário, Engenheiro e Colecionador de Obras de Arte

larry-ellison-oracle

(Imagem reprodução: saúde business)

Larry Ellison – Oracle

carlos-sanchez-1

(Imagem reprodução: suno research)

Carlos Sanchez – Bilionário do ramo farmacêutico

steven-a-cohen-a-lenda-trader-do-mercado-forex

(Imagem reprodução: The Capital Advisor)

Steve Cohen – Investidor de sucesso da bolsa de valores americana

françois-pinault4-1024x768

(Imagem reprodução: The Capital Advisor)

François Pinault – Presidente de empresas como a Gucci

Então, por que alguns dos executivos mais experientes do mundo colecionam arte? 

Corro o risco em vos dar a seguinte resposta:

  • Porque os artistas são inovadores, motivados e aventureiros, ou seja, qualidades que qualquer empreendedor aspira cultivar.

Processo Criativo

5a2ff2062b8e04000101bf8a_relacao-entre-arte-e-criatividade-pincel-sujo

(Imagem reprodução: continet)

Inegavelmente, uma das características mais importantes que conectam os profissionais mais desejados do mercado com artistas, é a criatividade.

Criatividade, também é o que nos permite melhorar as práticas dentro do mundo dos negócios, além de hoje em dia, ser uma das soft skills mais requisitadas em empresas de sucesso. Mentes criativas podem fabricar algumas das idéias mais impensáveis, ou irreverentes ​​e reescrever o famoso status quo. Literalmente, te levar para longe da zona de conforto.

“Criatividade é a inteligência se divertindo.” – Albert Einstein

Simplificando, além do fator inspiracional, também podemos dizer que a criatividade é a capacidade da imaginação: ver primeiro o que os outros verão eventualmente ou nem chegarão a ver. Os empreendedores e artistas têm esse poder e são capazes de trazer grandes mudanças, tanto no seu próprio microcosmo, como no macrocosmo, ou seja, dentro de si mesmo e externamente. 


Cercar-se de obras de arte funciona como um lembrete constante e motivador para adotar uma abordagem inovadora e criativa para a resolução de problemas e superação de grandes desafios.

Inovação

Blog-1024x684

(Imagem reprodução: aevo)

Empreendedores naturais, líderes empresariais e artistas, são perfis de pessoas que constantemente imaginam oportunidades de inovar. 

“Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela.” – Pablo Picasso

Ser bem sucedido, não depende só de uma análise contínua dos métodos de desenvolvimento de maneiras de tornar práticas mais eficientes e eficazes, para assim diminuir custo e tempo. Também é válido um exame de autoconsciência e compreendimento de si próprio (autoconhecimento), pois, conhecendo-se melhor, saberá quais limites você tem, quais limites precisa mudar e quais cascas do ego precisa eliminar para que consiga desempenhar atividades totalmente conscientes e inovadoras da melhor forma.

A capacidade de ver, sentir e inovar, é o coração da visão do artista, pois são perfis de pessoas, que costumam pensar “fora da caixa”, às vezes, como numa realidade paralela.

“Os pensamentos têm asas. Podem alcançar as regiões mais distantes da Terra.” – Dr. H. Spencer Lewis

Este pequeno trecho retirado do livro “A Luz que Vem do Leste”, escrito pelo Dr. Harvey Spencer Lewis, é certamente uma verdade aceitável, porém, em reflexão, eu digo que não somente alcança as regiões mais distantes da Terra, como amplio esse trecho, dizendo que  alcança as regiões mais distantes do Universo, chegando a ultrapassar suas barreiras e fluindo para outros Universos.

Tocar uma tela, sentir a textura, perceber a sensação que uma cor, ou, uma mistura de cores te traz, saber reconhecer, que uma obra de arte, pode inovar e revelar um mundo oculto, cheio de nuances e gatilhos mentais, pode desenvolver melhor sua inteligência emocional, a partir de reflexões, fazendo com que essa soft skill também seja desenvolvida e assim estimule a sua criatividade, além de fortalecer a senciência e a sapiência que resulta numa concretização da empatia, outra das soft skills mais desejadas do mundo dos negócios. Por isso, ter uma obra de arte enfeitando a parede da sua sala ou do seu escritório, pode fazer com que você não apenas relaxe observando-a superficialmente, mas com que você nunca aceite uma posição de zona de conforto, pois, além dessa transmissão de sentimentos ocultos do artista, temos a transmissão de uma mensagem clara, que é nunca aceitar uma posição de status quo, afinal, essa é uma conformação que os artistas não aceitam em sua maioria.

Inovação Econômica

e-commerce-2897798_1280

(Imagem reprodução: pixabay)

Gerar eficiência, é um posicionamento de sucesso que os líderes empresariais trabalham persistentemente, pois, em qualquer cenário, o aumento da eficiência agrega valor ao aumentar a produção, mas, não somente em eficiência no quesito de conquistar uma maior produção em quantidade (produção em massa), mas, eficiência em produzir em massa somado ao quesito qualidade e valor a quem adquire o que foi produzido.

 

Um caso peculiar, é o de Andy Warhol, citado no início desse artigo, que tirou imagens do cotidiano, desafiando as convenções artísticas de sua época, as fez “pop”, com cores vivas e as produziu em massa através de sua fábrica de arte pessoal. 

 

Durante o auge da popularidade de Warhol, o anticapitalismo permeou o mundo da arte. Entretanto, Andy utilizou o próprio capitalismo para produzir obras em massa e acumulou uma grande fortuna através de suas obras (que muitas vezes zombavam das motivações capitalistas). Sua arte e visão foram transmutadoras e um estudo de caso inspirador para muitos CEO’s e demais cargos de liderança.

Assumir riscos

corda-bamba

(Imagem reprodução: pexels)

Uma grande reflexão hoje, é que para empreender, você tem que assumir riscos e, principalmente nestes dias atuais, em que estamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus, você tem que estar preparado monetariamente, fisicamente, mentalmente e emocionalmente, pois, muitas vezes, é necessário que tenha paciência ao se arriscar, pois pode levar muito tempo entre a conceitualização e a implementação de um novo projeto e, como uma obra de arte, “é certo” que temos mais vantagem em entregar algo acabado, que algo pela metade, pois, não é somente entregar, mas o que você entrega.

Um artista, bem como uma pessoa de negócios eficaz, aprecia o esforço e o tempo necessário, sabendo reconhecer e lidar com os riscos, até a concretização do seu projeto


Exemplificando a inovação econômica em assumir riscos, temos Jackson Pollock, que surpreendeu o mundo da arte com sua técnica única, que era deixar sua tela cair no chão, enquanto tintas gotejavam nesta tela. Jamais imaginariam que essa técnica criada por ele, produziria algumas das obras de arte mais valiosas do século XX. Seguindo, temos Jeff Koons, que passou a vender objetos para colecionadores que ainda não existiam, o que torna essa atitude, uma inovação financeira, comparável ao que algumas empresas fazem hoje, que é trazer soluções inovadoras e financeiramente rentáveis criando necessidades, mas entregando valor.


Então, da próxima vez que você olhar para uma obra de arte, observe duas vezes como ela é: é algo que pode mudar completamente a realidade do seu microcosmo e do seu macrocosmo, ou seja, alterar a perspectiva do seu mundo e uma moeda que cria seu próprio valor através da estética e do mercado externo. Quantos investimentos são financeiramente viáveis, têm mérito artístico e proporcionam prazer e inspiração ao comprador? No final, Warhol está certo. “Bons negócios são a melhor arte”, uma arte que você pode pendurar na sua “parede pessoal”.

“A função da arte é de abrir portas fechadas, as portas que nos cegam.” – Guilherme Jacyzin

Assim como produzir obras de arte, considere trabalhar em ideias que desafiem tudo o que você pensa. Desconstrua o ego de estar sempre certo, pois isso servirá como um lembrete diário do que é necessário para ter sucesso.

Tenha Obras de Arte Inspiradoras na sua casa:

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário