Raiz Weiwei – Explorando as raízes brasileiras na OCA

A nova exposição “Raiz” de Ai Weiwei, se dá na OCA, localizada no parque Ibirapuera em São Paulo. Estará disponível de 20 a de outubro até 20 de janeiro de 2019.

Foto Divulgação

Ai Weiwei é um artista notável com uma vasta gama de trabalhos, esses incluindo: esculturas, fotografias, documentários, obras arquitetônicas e até mesmo curadoria. É internacionalmente conhecido por seu ativismo político e sua abordagem assertiva a problemas sociais e humanos.

Créditos: Paulo Freitas

Com 70 peças, “Raiz” é a primeira mostra dedicada a um único artista no Ibirapuera, que se estende por toda a instalação, sendo a maior de toda a carreira do chinês. Trazendo obras consagradas e clássicas de seu trabalho, ao lado das novidades que criou para representar as raízes do povo brasileiro.

Foto divulgação

Um dos pontos notáveis sobre sua exibição é que os fundos foram arrecadados por meio de patrocínio de colecionadores e museus, além do próprio capital do artista. Com os investimentos adquiridos não foi necessário acionar a lei Rouanet.

Weiwei fez cinco viagens para o Brasil para tentar entender a essência do brasileiro e retratar isso da forma adequada. Algumas de suas obras foram feitas em território nacional, como “Ex-votos”, na qual as estatuetas de madeira foram esculpidas a mão por artesões de Juazeiro do Norte no Ceará.

A exposição vai até 20 de Janeiro, no Pavilhão da Oca Ibirapuera, com visitação de terça a domingo. Saiba mais na página do evento.

Créditos: Paulo Freitas

O envolvimento com o ativismo não acontece apenas internacionalmente, podemos ver exemplos de artistas nacionais engajados com política, como é o caso da artista AloBiela, catarinense, que utiliza cores vibrantes e cria suas obras com temas que tem o objetivo de despertar o pensamento crítico. 

Também podemos citar Wellington Martins, suas obras são criadas com palavras-chave e poesia sobre as personalidades e histórias das pessoas retratadas, trazendo críticas sociais, falando de assuntos políticos e abordando aspectos da cultura surda.

Frda Kahlo - Por Wellington Martins
Arte - Por AloBiela

Comentários

Adicionar um comentário

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário
    keyboard_arrow_up