fbpx

Ruas esburacadas viram Arte nas mãos de artista em Chicago

Em meio ao caos da imperfeição urbana, temos algumas iniciativas que aliviam diversas sensações de olhar uma rua esburacada e é sobre isso que vamos falar hoje.

 

Conheça nossa Galeria de Arte Online.

Anotação-2020-05-21-111126

(Imagem reprodução: instagram @jimbachor)

Todos nós concordamos que buracos no asfalto são grandes problemas e devem ser solucionados pelo serviço público, porém, o artista Jim Bachor, que reside em Chicago, tem uma opinião bem diferente. Ele os transforma em arte!

 

Jim consegue fazer transformações fantásticas, que agradam os olhos e o coração, no entanto, ele admite que seu trabalho nem sempre é muito fácil, já que ele constrói mosaicos ao ar livre e estava acostumado a produzir em seu ateliê. O artista utiliza cones para manter sua segurança no momento que está produzindo a obra, já que as obras são produzidas no meio da rua. Então, estes cones, o ajudam a direcionar o tráfego dos veículos enquanto a produção da obra ocorre, não só oferecendo essa segurança citada, mas também protegendo o mosaico, os oferecendo descanso.

Anotação-2020-05-21-111126-2

(Imagem reprodução: instagram @jimbachor)

Processo Criativo

Bachor afirma que para produzir um mosaico, ele leva cerca de uma hora e meia entre instalá-lo e colocar a arte, pois, após isso, ele o protege com os cones de trânsito ou usa uma lona, dependendo do clima e volta entre 8 a 10 horas depois, para fazer uma limpeza final no concreto com escovas de metal e tirar fotos para documentá-lo.

(Imagem reprodução: instagram @jimbachor)

Inspiração

Referências medievais são as inspirações de Jim, uma vez que quando produz suas obras, usa como um espelho criativo a antiga cidade da Pompéia, na Itália, local onde a arte dos mosaicos já foi muito apreciada. Lá o artista aprendeu sobre esses embutidos de peças e como eles se tornavam cada vez mais duráveis a longo prazo, como por exemplo, uma obra que foi encontrada em um museu local, datada em 2 mil anos de idade, que ainda estava intacta depois de tanto tempo.

Criando um grande interesse pelo poder de permanência da obra, Jim voltou para Pompéia meses depois, para aprender técnicas e segredos dessa forma antiga de criar mosaicos, que durante muitos anos, foi seguido como um hobby por ele. No entanto, quando viu uma rua totalmente esburacada em seu bairro em 2013, resolveu consertá-lo com essa arte que aprendeu na Europa.

Anotação-2020-05-21-111126-4

(Imagem reprodução: instagram @jimbachor)

“Havia um buraco na frente da nossa casa que era tão teimoso que nunca conseguiram consertar. Colocavam asfalto sobre ele, mas ele voltava. Com o tempo, percebi que eu tinha essa paixão por essa forma de arte que é tão durável e permanente e eu tinha um buraco na frente da minha casa que não tapado. Então, o que eu fiz foi criar uma obra de arte personalizada para ele”, explicou Bachor em entrevista ao site The Chicago Ambassador.

 

O artista começou em sua vizinhança, mas teve seu trabalho reconhecido por outras áreas e a espalhou para o resto da cidade. Alguns mosaicos, inclusive, traziam até mesmo mensagens políticas. Afinal de contas, a arte também é é uma forma de protesto.

Anotação-2020-05-21-111126-5

(Imagem reprodução: instagram @jimbachor)

Conheça o artista Eunapio

Sturaro é um Designer da Madeira, autodidata, nascido em 1961 na Bahia.
Sua vocação pela madeira aflorou desde os sete anos de idade, quando destruía tamancos de madeira para transformá-los em pequenos barquinhos.
Cursou Engenharia Civil na UFBA, mas sua verdadeira paixão era a madeira! “Sou fascinado pelo poder das árvores” é o seu Slogan.
Tudo começou a mais de 30 anos atrás quando trocou a Engenharia pelo trabalho da marcenaria e, desde então, trabalhou com os mais diversos artefatos de madeira, caminhando cada vez mais no mundo da criação e decoração.
Em 1999, convidado pela centenária instituição Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, gerenciou por sete anos os departamentos de criação de produtos e gestão de processos, tendo sido também responsável pela avaliação, desenvolvimento e produção dos Prêmios Liceu de Design neste período.
Em 2007, inquietado pelo expressivo volume de resíduos de madeira gerados no Brasil, foi pioneiro em revestimentos de pastilhas de madeira, transformando o resíduo em produtos de alto valor agregado, fundando a Oca Brasil Revestimentos, que por mais de uma década foi líder de mercado, com muito sucesso.
Mas ainda faltava algo; faltava cor, Muita cor!
Sentindo a necessidade de transformar sua expertise em trabalhos mais artísticos, em 2016 nasceu seu novo desafio: Transformar resíduos de madeira em Arte, com muita cor, dando possibilidades infinitas de criação no abstracionismo de suas obras.

Obras

Pakile

Eunapio

Alena

Eunapio

​Maloa

Eunapio

ARTLUV DESCENTRALIZANDO O MUNDO DA ARTE!

Disponibilizamos a criação de Galeria de Artista. Trata-se de um espaço onde novos artistas e artistas renomados podem expor suas obras de arte. Sem precisar entender de programação ou desenvolver um website.

Também ajudamos artistas através da nossa Mentoria Artística. Onde você poderá realizar sessões online com um de nossos artistas experientes e que também tem sua galeria de arte online criada na Artluv.

Conheça a nossa Galeria de Arte Online, os últimos eventos, exposições e veja as últimas notícias do blog – Art News!

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário