fbpx

Smartphones na apreciação da arte

Atualmente, cerca de 2,59 bilhões de pessoas em todo o mundo são usuárias de smartphones, o que equivale a um terço de toda população mundial. Não há como negar a presença crescente do uso desses aparelhos eletrônicos e os avanços tecnológicos conquistados nos últimos tempos.

Há quem ressalte os prós e quem destaque os contras, mas a realidade é que não sabemos quais são as reais repercussões a longo prazo. Em relação a arte, discussões estão sendo levantadas sobre como a tecnologia está afetando nosso comportamento, como o de apreciação de uma arte, por exemplo.

Um estudo foi realizado em 2013 com câmeras fotográficas por pesquisadores de cognição com alunos de graduação, este consistia em leva-los à uma turnê por um museu e permitir que fotografassem algumas obras e outras não. No dia seguinte alguns testes, que incluíam imagens de obras que não estavam presentes na exposição também, foram realizados.

Constatou-se que os itens fotografados foram os menos lembrados, incluindo detalhes, pelos alunos, porém, em contrapartida, objetos fotografados em apenas uma parte, com zoom da câmera, foram os mais fáceis de serem lembrados em sua totalidade.

Atualmente essas câmeras podem ser comparadas com os smartphones, entretanto, estes possuem especificidades diferentes, pois permitem o imediato compartilhamento, interação com amigos, acesso aos buscadores, etc. Considerado como fator de maior distração ou de envolvimento mais profundo com o que é observado.

Não existe um corpo de pesquisas suficiente para tirar dados conclusivos sobre os efeitos cognitivos e comportamentais que o aumento do uso de smartphones na apreciação de arte podem causar, entretanto, podemos nos conscientizar sobre quais são nossos hábitos individuais e avaliar os prós e os contras.

E você, o que acha do uso de smartphones em visitações a exposições, museus, etc.? Nos conte a sua experiência pessoal aqui nos comentários.

Deseja ver suas obras online aqui no site, disponíveis para todos os usuários da Artluv? Clique aqui para começar a criar a sua página de artista!

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário