fbpx

Tempo de apreciação de uma obra em museu ou exposição

Os professores, Lisa F. Smith e Jeffrey K. Smith dedicaram anos em pesquisas sobre o comportamento de pessoas em museus, mais especificamente no tempo gasto para a apreciação de uma obra.

A pesquisa publicada em 2001 pelo casal, que contemplou 150 pessoas na observação de seis pinturas da coleção do museu, apontou que o tempo médio gasto olhando para uma pintura é de 27,2 segundos, enquanto o menor tempo é de 17 segundos e o maior, 3 minutos e 48 segundos. Sendo assim, concluíram que a visita a um museu não é caracterizada por longos olhares, mas por olhares breves a várias obras de arte.

Em 2016 o estudo foi realizado novamente, dessa vez com um publico maior, mas com o resultado bem semelhante. Conforme resultados dessa segunda pesquisa, o tempo médio subiu para 28,63 segundos, o que os levou a sugerir que o uso crescente de Smartphones não influenciou o tempo de apreciação de obras, mas adicionou às visitações o comportamento de “tirar selfies”.

Claus-Christian Carbon, pesquisador, também realizou um levantamento parecido, que apontou para um tempo maior de apreciação em comparação com a pesquisa do casal, porém, a diferença de seu trabalho foi a verificação do retorno do visitante ao mesmo trabalho, 51% das pessoas retornaram pelo menos uma vez.

Quanto tempo é necessário para apreciar uma obra de arte em uma exposição ou museu?

A forma como cada um se relaciona com a arte é singular, a percepção da obra evocará diferentes pensamentos e sentimentos  em diferentes pessoas, dependendo de sua personalidade e conhecimento a respeito do artista, técnica usada, contexto histórico, etc. Assim como o tempo de assimilação de cada um. Sendo assim, não há uma resposta correta para essa pergunta.

A próxima vez que for fazer uma visita a um museu ou a uma exposição e perceber que passou um minuto olhando uma obra, saberá que está acima da média das pesquisas!

Fonte: Isaac Kaplan

 

 

Adoraríamos saber a sua opinião, deixe um comentário!

 

Já tem página de artista aqui na Artluv? Clique aqui para começar a criar a sua.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário